CIDADE Redução
Bolsonaro reduz IPI em 25% sobre produtos industrializados da Zona Franca de Manaus
A medida prejudica Polo Industrial de Manaus; bancada do Amazonas no Congresso se reunirá para tratar do assunto
26/02/2022 00h16 Atualizada há 3 anos
Por: Rodrigo Falcão
Foto: Divulgação

O presidente da República Jair Bolsonaro assinou, na noite desta sexta-feira (25), o decreto que reduz em 25% o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de todo o Brasil e que afeta a Zona Franca de Manaus. O decreto foi publicado no Diário Oficial da União ainda nesta noite. A bancada federal do Amazonas, no Congresso Nacional, se manifestou sobre o decreto e vai avaliar medidas em combate a este decreto que afeta a Zona Franca de Manaus.

Siga nossas Redes Sociais:

Facebook | Instagram | Twitter

O coordenador da bancada parlamentar do Amazonas, senador Omar Aziz (PSD), disse que na manhã deste sábado (26), às 10h00, a bancada vai se reunir para tratar da redução. Omar Aziz disse que com o decreto o país vai deixar de arrecadar até R$ 25 bilhões.

“Isso é terrível para a Zona Franca. Inclusive, o discurso daquela senhora que veio aqui ontem (secretária de Produtividade, Emprego e Competitividade, Daniella Consentino)  de preservar a Zona Franca. Não, ela não preservou nada. A gente tem que discutir com todo mundo. Não tem jeito. Não podemos fraquejar nessa hora. O Paulo Guedes (ministro da Economia)  nunca escondeu a sua má vontade com a Zona Franca”, criticou Omar.