O deputado Federal Silas Câmara (Republicanos) divulgou um vídeo, na manhã deste sábado (26), se posicionando em relação à Portaria 10.979 que reduz em 25% o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de todo o país e que afeta diretamente a Zona Franca de Manaus, prejudicando a população e a floresta que se mantém em pé com a permanência do Polo Industrial. O deputado faz um apelo ao Governo Federal para que modifique a Portaria e mantenha os empregos dos trabalhadores que dependem da Zona Franca.
Siga nossas Redes Sociais:
O deputado Silas Câmara é incentivador da Zona Franca de Manaus e luta para que haja permanência do modelo econômico do Polo Industrial, que traz benefícios para o estado e a população que depende dos empregos de mais de 500 empresas instaladas na capital.
Leia mais:
Bolsonaro reduz IPI em 25% sobre produtos industrializados da Zona Franca de Manaus
Wilson Lima se manifesta sobre decreto de redução do IPI da ZFM feito por Bolsonaro
David Almeida publica nota de repúdio sobre decisão de redução do IPI da ZFM
Silas Câmara enfatizou a importância da Zona Franca de Manaus para a população e para o meio ambiente. Segundo ele, o decreto "fere de morte" a Zona Franca e, se permanecer, prejudicará a economia local e os trabalhadores.
“Todos sabemos que essa Portaria a continuar como está fere de morte a Zona Franca de Manaus, o nosso maior e melhor modelo econômico que por conta da sua implantação mantém a floresta em pé em 92% de nosso estado… A Zona Franca de Manaus mantém a floresta em pé, desenvolve a nossa região e ajuda o nosso estado a manter saúde, educação, ação social e infraestrutura.
Portanto, fica aqui o meu apelo ao Governo Federal, por favor, modifique a Portaria e mantenham as vantagens comparativas da Zona Franca de Manaus, mantenham os empregos, mantenham a floresta em pé e mantenham o nosso povo caminhando com o mínimo de dignidade”.
O Decreto
O presidente da República, Jair Bolsonaro, assinou o decreto, na noite dessa sexta-feira (25), que reduz o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de todo o país. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União ainda na noite dessa sexta. Com isso, este decreto tira a competitividade do Polo Industrial de Manaus, e o resultado pode ser o fechamento das fábricas, afugentando os investidores e prejudicando os trabalhadores, assim como também, a floresta amazônica.