A arbitragem continua sendo tema de polêmica no futebol brasileiro. Nesta tarde de domingo (06), um pênalti polêmico 'quebrou' a internet no jogo entre Internacional e Bahia. O lance foi no 2° tempo, a favor do colorado, que colocou os gaúchos na frente do placar: 2 a 1. O árbitro foi ao VAR e mesmo assim manteve a marcação.
Pênalti marcado e VAR em ação
Aos 18 minutos do segundo tempo, D'Alessandro cruzou uma bola da direita na área do Bahia e Cuesta subiu para tentar o cabeceio, mas caiu após sofrer uma carga de Gregore, por trás. O árbitro Braulio da Silva Machado marcou a penalidade imediatamente, e foi cercado pelos jogadores do Bahia. Após muita reclamação e demora para checagem do VAR, ele foi rever o lance no vídeo e confirmou o pênalti. Lance acertado, na opinião de Sálvio Spinola, na Central do Apito: "Essa ação nas costas é uma carga. Essa carga é falta dentro da área. Para mim, pênalti bem marcado".
Inter e Bahia fizeram um jogo de iguais no primeiro tempo, em vários aspectos. Com menos de dois minutos, D'Alessandro teve a chance de abrir o placar, em chute que Mateus Claus defendeu com os pés. Mas foi o Bahia quem marcou primeiro, aproveitando um erro do Inter. Aos 19 minutos, a defesa colorada perdeu a bola ao sair jogando, e Rodriguinho chutou com o gol livre para marcar. Aos 27, foi a vez da defesa do Bahia errar ao tentar afastar uma bola. Thiago Galhardo cruzou e Patrick, de cabeça, deixou tudo igual novamente. Gilberto marcou o segundo para o time baiano aos 41, mas estava impedido e o gol foi anulado. O mesmo ocorreu com o gol de Thiago Galhardo para o Inter, aos 44.
No segundo tempo, o panorama se alterou. O Inter encurralou o Bahia, que passou a apostar de vez nos contra-ataques, mas sem levar perigo ao gol de Marcelo Lomba. Aos 13 minutos, D'Alessandro cobrou uma falta perigosa e Mateus Claus fez grande defesa. Depois disso, a sina de igualdade entre Inter e Bahia voltou a se repetir, com um pênalti para cada lado. Gregore cometeu falta em Cuesta dentro da área aos 22, Galhardo bateu e converteu. Mas, aos 50 minutos, a arbitragem contou com o auxílio do VAR para marcar uma falta de Rodinei em Élber em lance sem a bola. Clayson empatou para o Bahia, que ainda teve chance de virar com Ernando aos 54 – Abel Hernández salvou.
Mín. 17° Máx. 22°
Mín. 16° Máx. 23°
Parcialmente nubladoMín. 15° Máx. 25°
Parcialmente nublado