O Teatro Amazonas é considerado uma verdadeira obra-prima que chama atenção de todos. Localizado no Largo de São Sebastião, no Centro de Manaus, o Teatro preserva até os dias de hoje a sua história envolvendo o ciclo da borracha que foi uma época muito importante para o estado do Amazonas. E, neste ano, este belíssimo patrimônio cultural completará 126 anos.
Inaugurado no dia 31 de dezembro de 1896, o teatro mantém em forma todos os detalhes utilizados na época para a sua construção. O patrimônio histórico tem um estilo único de arquitetura que emprega detalhes que encantam, principalmente a famosa cúpula que compõem cores vibrantes.
Um fato curioso é que todas as peças que agregam o Teatro foram importadas da Europa, não é à toa que a cidade é chamada Paris dos Trópicos.
Siga nossas Redes Sociais:
Você sabia que há pessoas que moram na capital amazonense e nunca entraram no Teatro Amazonas? Muitos deles preferem sair do seu estado para visitar outros pontos históricos, mas por que isso? Vale ressaltar que a entrada para os moradores é de graça, basta fazer o agendamento pela internet. Para nos ajudar a entender um pouco dessa questão, o professor de sociologia Ferdinando explica o porquê desse fator.
Segundo o professor muitos manauenses preferem valorizar o contexto cultural de fora do que os locais. Ele apresenta três aspectos:
Primeiro seria essa valorização de fora; o segundo seria a miscigenação de diversas culturas que entraram no Amazonas na época da borracha que influenciaram muito nesse contexto social e histórico; e, por fim, o terceiro fator seria política e gestão pública em melhorar os pontos históricos.
“Muitos alunos de escolas blocas preferem curtir a historicidade que acontece em outras regiões do Brasil e esquecem de aproveitar a história da sua cidade”, relata o professor.
O Portal Manaus Notícias realizou uma pesquisa no Instagram, no dia 16 até o dia 17 de março, com a seguinte questão: “Você já entrou no Teatro Amazonas?”, e o resultado da enquete foi o seguinte: 61% das pessoas responderam “NÃO”, e 39% das pessoas responderam “SIM”. Esta enquete mostra claramente que uma porcentagem da população de Manaus ainda não entrou no Teatro, que é o símbolo cultural e histórico do Amazonas, claro que essa porcentagem é pouca em comparação a população inteira de Manaus, mas pode-se ter uma base com esta pesquisa.
O Teatro Amazonas é rico em história, conquista e beleza. É um patrimônio da terra, e que deve ser valorizado. Muitos turistas que vêm ao Brasil optam por visitar Manaus só para ver de perto o belíssimo Teatro, que já foi palco da minissérie “Amazônia”, da Rede Globo. É um monumento não somente amazonense, mas brasileiro, cujas raízes são do povo manauara que teve a honra de ter em seu solo este exuberante palácio.
Texto: Cristiana Gomes e Rodrigo Falcão