Nessa segunda-feira (4), o governador do Amazonas Wilson Lima esteve no município de Parintins e anunciou que vai ser destinado R$ 1 milhão para Prefeitura auxiliar as mais de 1,3 mil famílias que sofreram com a chuva intensa que atingiu o município entre o último sábado (02) e domingo (03). O prefeito Bi Garcia acompanhou o governador Wilson Lima e secretários de estado nas áreas afetadas com o intuito de analisar a proporção dos danos.
Siga nossas Redes Sociais:
Foram mais de 15 horas de chuvas intensas, que resultaram em alagamentos, perda de móveis da população e deslizamentos em, pelo menos, 15 bairros da cidade, de acordo com a análise feita pelo Subcomando de Ações de Proteção e Defesa Civil do Governo do Estado. Esse volume, que foi registrado na cidade, é o maior em 10 anos, segundo a Prefeitura do Município.
“Minha preocupação maior é com as pessoas, com as famílias que foram afetadas, aquelas residências atingidas. Precisamos entender como podemos ajudá-las”, disse Wilson Lima, que pôs a estrutura do Estado à disposição do município.
Os bairros com o maior número de residências alagadas foram Itaúna I, com 400 casas, e Itaúna II, com 300. A orla e a Praça Comunas da cidade apresentaram danos. Quedas de muros de arrimo e abertura de crateras também foram registrados e, também, houve um desbarrancamento em um trecho da Estrada do Matadouro.
De acordo com o Governo do Amazonas, estão sendo destinadas 3 mil cestas para Parintins através do Governo do Amazonas e da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas). Tudo isso sendo feito pelo município nessa segunda-feira pelo Subcomando de Ações de Proteção e Defesa Civil.
Veja também: Parintins fica alagada e famílias perdem bens após forte chuva que durou 19 horas; veja vídeos
A Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (SES-AM) está destinando mais de mil frascos com hipoclorito e 29 mil luvas de procedimentos, além de diversos medicamentos como Azitromicina, Albendazol, Metoclopramida, Metronidazol, sais para a reidratação e Sulfametoxazol para o município.
Além do apoio das autoridades, uma campanha nas redes sociais foi levantada para ajudar as famílias afetadas, com o intuito de arrecadar roupas, utensílios de higiene pessoal, colchão, comida e até móveis. Para ajudar, basta entrar em contato e fazer a doação, ou se dirigir a um dos três postos montados para receber as doações, que são: Escola Municipal Charles Garcia; Estação Cidadania e Centro Educacional Infantil Jaime Lobato.