A Petrobras abre 734 vagas para o Programa Petrobras Jovem Aprendiz (PPJA), que contemplará jovens de idades entre 14 e 22 anos. Só no estado do Amazonas, serão 21 vagas, todas em Manaus. As inscrições iniciam-se na próxima segunda-feira (18) e ficarão abertas até dia 22 de abril. Os jovens serão selecionados para cursos profissionalizantes como logística, administração, elétrica, tecnologia da informação, linha de produção, programação web, hidráulica, tubulação predial e mecânica, entre outras, de acordo com a localidade. Confira o edital através do link: EDITAL - JOVEM APRENDIZ
Siga nossas Redes Sociais:
No total, 15 estados e o Distrito Federal estão sendo beneficiados com este terceiro ciclo do programa. A finalidade é proporcionar oportunidades a jovens para fazer cursos de capacitação e desenvolver prática profissional no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), além de fazer visitas técnicas às instalações da Petrobras.
Além de Manaus, o programa chega também até Maceió, Salvador, Alagoinhas (BA), Fortaleza, Gama (DF), Vitória, Juiz de Fora, Três Lagoas (MS), Ipojuca (PE), Campo Largo (PR), Rio de Janeiro, Macaé (RJ), Duque de Caxias (RJ), São Gonçalo (RJ), Nova Iguaçu (RJ), Natal (RN), Canoas (RS), Aracaju, São Paulo, Paulínia (SP), Mauá (SP), Cubatão (SP), Santos e São José dos Campos (SP).
Benefícios
A jornada do curso é de 4 horas por dia, de segunda-feira a sexta-feira, por um período de 20 meses. Para ajudar, os jovens receberão um salário mínimo integral, vale-transporte, 13º salário, férias, recolhimento de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e a possibilidade de adesão à assistência previdenciária da Petrobras (Petros). O registro do contrato de aprendizagem na Carteira de Trabalho é feito pela Petrobras.
Pré-requisitos
Para que o jovem tenha a sua vaga garantida, é necessário que o mesmo comprove matrícula e frequência escolar ou a conclusão do ensino médio. Há, também, vagas reservadas para pessoas com deficiência, para adolescentes egressos do trabalho infantil e para adolescentes em situação de acolhimento institucional.
O programa Jovem Aprendiz foi criado pela Lei 10.097/2000 e tem como objetivo promover a inclusão social de jovens por meio de qualificação profissional,, inserir os jovens no mundo do trabalho e combater a evasão escolar e o trabalho infantil. Desde a sua implementação, diversos jovens em todo o país já foram beneficiados e já estão no mercado de trabalho.