Nesta terça-feira, 19 de abril, o prefeito David Almeida entregou o primeiro cemitério indígena urbano do país, “Yane Ambiratá Rendáwa Bara Upé”, localizado no cemitério Nossa Senhora Aparecida, bairro do Tarumã, Zona Oeste de Manaus.
Siga nossas Redes Sociais:
Totalizando 1.080 espaços no campo-santo, conta com 216 gavetas em cada um dos cinco módulos. No Dia do Índio, o prefeito destacou que os indígenas de Manaus ganham um novo espaço sagrado. “Hoje estamos entregando o primeiro cemitério indígena do Brasil ” disse o prefeito da cidade. A secretaria municipal de limpeza urbana (SEMULSP) é a responsável pela construção do técnico-arquitetônico do campo-santo.
“Esse trabalho começou há um tempo, na administração do nosso ex-secretário Sabá Reis, e depois de alguns meses nosso sonho se concretizou. O cemitério tem uma grande importância para as etnias indígenas aqui em Manaus. É o único cemitério nesta modalidade no Brasil. Isso terá um impacto positivo em nível nacional e até internacional“, ressaltou o titular da Semulsp, Altervi Moreira.
Com o conjunto de cinco módulos de sepulturas verticais em gavetas e um portal de entrada exclusivo, os últimos retoques como a preparação das Ocas, o jardim e a pintura do grafismo estão sendo realizados pela (COPIME), Coordenação dos Povos Indígenas de Manaus e Entorno.
Mín. 17° Máx. 22°
Mín. 16° Máx. 23°
Parcialmente nubladoMín. 15° Máx. 25°
Parcialmente nublado