A pré-candidata a deputada federal Viviane Lima tem como principal objetivo representar e defender os direitos da Pessoa com Deficiência na Câmara dos Deputados. Em uma live, Viviane conta o porquê de ter aceitado esse desafio em prol das famílias e da pessoa PcD através da história triste e comovente de uma mãe que dependia do benefício de sua filha para se sustentar, no entanto, sua filha morre e não há amparo para essa mãe. Viviane é militante da causa da Pessoa com Deficiência há mais de 23 anos.
Viviane conta a história de uma mãe de família que vive em situação de risco, no interior do Amazonas, e que dependia do benefício de sua filha, por nome Francielma, que era uma jovem com deficiência. A mulher, dona de casa, não tinha outra fonte de renda, dependendo somente do Benefício de Prestação Continuada (BPC) que sua filha recebia.
No entanto, sua filha morre, e agora a mãe de família não poderá mais receber o benefício, pois, de acordo com a regra, o BPC só valeria enquanto a sua filha estivesse viva. A mãe, agora, não tem como se sustentar, pois tem outros filhos e não tem a possibilidade de trabalhar, pois desde muito tempo, praticamente toda sua vida, teve que cuidar dos filhos, inclusive sua filha com deficiência.
“Do que que eu vou viver, porque é do dinheiro dela que compro as coisas pra casa”, disse mãe da menina com deficiência, frase que chocou os internautas.
Viviane, como pré-candidata a deputada federal, fala sobre a importância de ter representantes que defendam os direitos da Pessoa com Deficiência e de mães como a mãe de Francielma, que dependia do BPC e hoje não tem o que comer, devido à morte de sua filha.
“Não tem uma pessoa que represente, nem essas mães e nem a Pessoa com Deficiência”, disse Viviane
Como contrapartida, Viviane quer poder representar a Pessoa com Deficiência, e poder lutar por direitos como o de amparo às famílias que dependiam do benefício que, na lei atual, é de exclusividade da PcD e não alcança a família, caso essa beneficiária venha a falecer.
Viviane, que é lutadora desses direitos, tem como pretensão poder solucionar esses problemas, amparando mães, assim como essa mãe que perdeu sua filha. Segundo Viviane, é de obrigação do Estado amparar as famílias de baixa renda que não têm condições de se sustentar, ainda mais em caso de morte do beneficiário.
“Muitas mães e muitas famílias de pessoas com deficiência vivem essa realidade do benefício, porque não podem sair para trabalhar, pois se assinar a carteira vai perder o benefício”
E continuou…
“Quem é que vai entrar com um projeto de lei, quem é que vai brigar onde as decisões são tomadas para que essa mãe seja amparada agora. Como que ela vai comer? Como os filhos vão comer?” (Com ênfase), disse Viviane.
Com projetos voltados ao amparo também dos familiares da Pessoa com Deficiência, Viviane esclarece que há muito o que fazer por essas pessoas; criando projetos de leis que beneficiam mães impossibilitadas de trabalhar.
A mãe de Francielma tem outros filhos e um deles é surdo, no entanto, não houve atestado para poder ser beneficiado, ou seja, ela só dependia do benefício de sua filha.
Viviane cita, no fim do vídeo, que fará outras lives polêmicas em defesa da Pessoa com Deficiência.
“A pessoas com deficiência e suas famílias que sofrem de todas as formas; sofrem com o diagnóstico, sofrem com descaso, sofrem com a falta de amor e de amparo, sofrem com a falta de assistência”, desabafou Viviane.
Viviane Lima, que é conhecida por ter duas filhas com microcefalia e por ser militante dos direitos da Pessoa com Deficiência. Pretende assumir o cargo público para garantir os direitos, a proteção e o amparo à Pessoa com Deficiência e suas famílias.
Mín. 18° Máx. 23°
Mín. 16° Máx. 23°
Chuvas esparsasMín. 16° Máx. 24°
Tempo limpo