Segunda, 25 de Novembro de 2024 00:02
9293518178
MUNDO MORTE POR EXECUÇÃO

Lutador Navid Afkari é executado por enforcamento apesar da pressão global sobre o Irã

A informação foi publicada no relatório oficial de mídia do país e divulgada em diversos veículos da imprensa internacional

12/09/2020 20h58 Atualizada há 4 anos
Por: Fonte: GE
Lutador Navid Afkari é executado por enforcamento apesar da pressão global sobre o Irã

O lutador Navid Afkari foi executado neste sábado no Irã. A informação é do relatório da mídia oficial do país e foi publicada por veículos da imprensa internacional. Ele foi morto por enforcamento na cidade de Shiraz, disse o documento. O caso rodou o mundo, e o país sofreu muita pressão internacional de entidades como a Anistia Internacional e o Comitê Olímpico Internacional, e até mesmo de autoridades como o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Contudo, não foi possível evitar que a sentença fosse cumprida.

+ COI se diz chocado com execução de lutador iraniano e cita apelo “respeitando a soberania do país”
+ Candidato à Presidência dos EUA chama execução de Afkari de "cruel" e pede que Irã liberte presos políticos

 

 

De acordo com a imprensa local, o corpo não foi nem será devolvido à família. Diante da repercussão do caso, as autoridades querem evitar qualquer tipo de manifestação que possam reunir multidões e fortalecer protestos populares.

 

A TV estatal, em seu comunicado sobre a execução, citou o presidente do tribunal da província de Fars, Kazem Mousavi, que disse: “A sentença de retaliação contra Navid Afkari, o assassino de Hassan Turkman, foi executada esta manhã na prisão de Adelabad em Shiraz". O lutador tinha sido condenado a duas penas de morte. A organização "Rise for Justice" pediu que órgãos internacionais tomem alguma atitude contra a execução de Navid e defendeu a liberdade de expressão. O mesmo fez a IRAN HRM (Monitor dos Direitos Humanos do Irã) em sua conta no Twitter.

 

A ativista Nazanin Boniadi, embaixadora da Anistia Internacional do Reino Unido e membro da organização Direitos Humanos no Irã, lamentou a execução. Ela fez um vídeo sobre o assunto.

- Me causa dor em dizer que não fizemos o suficiente para salvar Navid Akfari. Nosso trabalho agora deve ser responsabilizar as autoridades da República Islâmica por essa farsa de justiça. Estou arrasado por sua mãe, que implorou por nossa ajuda. Lamento não ter sido possível salvar Navid.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.