A equipe feminina de handebol do município de Barcelos (AM) conquistou a medalha de ouro na final contra a equipe de São Sebastião do Uatumã (AM), no Campeonato Amazonense de Handebol Cadete 2022, que ocorreu em Manaus entre os dias 24 e 27 de novembro. As adolescentes, com idades entre 13 e 16 anos, são um verdadeiro talento de Barcelos, conquistando ouro em campeonatos até mesmo fora do estado, como nos Jogos da Juventude Brasileiro, em Aracaju (SE), neste ano de 2022.
Siga nossas Redes Sociais:
No torneio realizado pela Liga de Handebol do Amazonas (Liham), a equipe teve um excelente desempenho. Na semifinal, Barcelos venceu a equipe de Bucareste, com placar de 18x9, no Atlético Rio Negro Clube, garantindo sua vaga na final.
E na grande final, com placar de 16x12, a equipe de Barcelos garantiu o ouro e deixou a equipe de Uatumã em segundo lugar no torneio. Para as meninas, o esforço e dedicação foram fundamentais para a conquista dessa vitória de mais um ouro para a sua cidade. No total, 6 equipes femininas participaram do campeonato.
A jogadora Josiane Garcia, de 16 anos, em entrevista exclusiva ao Portal Manaus Notícias, expressou seu sentimento sobre essa vitória no campeonato amazonense.
“Foi uma emoção muito grande para mim, para as meninas do time e para a torcida barcelense ganhar esse ouro; foi uma explosão de alegria e de muita diversão, e que daqui pra frente com muito esforço e dedicação, com ajuda do nosso treinador, e com a união do time, vamos conquistar muitas e muitas medalhas de ouro”, disse.
Na oportunidade, Josiane fez questão de agradecer àqueles que fazem parte da realização desse sonho, que a oportunizou conhecer novos lugares e ter experiências únicas:
“Eu agradeço a Deus pela vida e por todas as coisas! Agradeço muito ao treinador Josemir Júnior, por ter me dado todas essas oportunidades de fazer parte do time de handebol, e, através do esporte, eu conhecer novos lugares e novas pessoas. O Handebol é um esporte que eu amo praticar, e me traz muita alegria quando estou jogando”, disse.
Já a jogadora Andressa Monteiro, de 15 anos, destacou a importância que essa competição teve em sua vida e também fez seus agradecimentos pela grande conquista:
“Essa vitória significou muito pra mim; saber que todo nosso esforço valeu a pena e todos os dias de treinos foram recompensados. É uma emoção muito grande fazer parte de tudo isso, não tenho palavras pra descrever a emoção que é estar ali, fazendo parte de uma coisa tão incrível como essa. Eu agradeço a Deus e a todos, que sempre estiveram nos apoiando nessa trajetória, e isto foi o essencial para a nossa vitória”, destacou.
A jogadora Letícia Benfica, de apenas 15 anos, também expressou sua felicidade por mais um ouro, agradecendo em especial ao seu treinador que sempre acreditou na equipe:
“Bom, foi muito gratificante participar de mais uma competição na qual saímos novamente como campeãs. Gostaria de agradecer a todos que nos apoiaram e acreditaram em nosso time, em especial ao meu treinador Josemir Júnior que nunca desacreditou no nosso potencial como atleta”, disse.
A equipe de Barcelos, treinada por Josemir Júnior, participou dos Jogos da Juventude Brasileiro 2022, em Aracaju, Sergipe, e conquistou o primeiro lugar, trazendo o ouro interestadual para o Amazonas. Uma grande conquista para a equipe que enche de orgulho os barcelenses.
No total, a equipe feminina de handebol de Barcelos já adquiriu 4 ouros, três no Amazonas e 1 em campeonato brasileiro fora do Amazonas, o que traz muito orgulho à equipe e à cidade de Barcelos.
Lista da equipe:
Treinador: Josemir Júnior
A seguir, imagens dos campeonatos:
JEAs 2019: 1º lugar, em Manaus (AM)
JEBs 2021: 5º lugar, Rio de Janeiro (RJ)
Jogos da Juventude Brasileiro 2022: 1º lugar, em Aracaju (SE)
JEAs 2022: 1º lugar, em Manaus (AM)
Campeonato Amazonense Cadete 2022 LIHAM: 1° lugar, em Manaus (AM)
Regional 2019, 5º lugar, em Tocantins
Contribuições para o texto: Jogadoras Josiane Garcia, Andressa Monteiro e Letícia Benfica
Escrito por Jornalista Esp. Rodrigo Falcão
Leia mais sobre a equipe de Barcelos:
Letícia Benfica: A jogadora de handebol de Barcelos que chegou aos Jogos Escolares Brasileiros