POLÍTICA Diplomação
Governador Wilson Lima é diplomado no TRE para o novo mandato
Além do poder executivo, houve também a diplomação de outros políticos eleitos no pleito de 2022, como deputados estaduais e federais.
13/12/2022 12h32 Atualizada há 2 anos
Por: Redação Fonte: Informações A Crítica
Foto: Divulgação

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) realizou a cerimônia de diplomação, nessa segunda-feira (12), do governador reeleito Wilson Lima e do seu vice Tadeu de Souza. Além do poder executivo, houve também a diplomação de outros políticos eleitos no pleito de 2022, como deputados estaduais e federais.

O evento foi realizado no Auditório Desembargador Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro,  na sede do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), e contou com a presença de autoridades dos três poderes do Estado e da imprensa. O espaço foi pequeno para compor todos os políticos eleitos e convidados. 

Os deputados federais e estaduais eleitos foram os primeiros a receber o certificado. Já o vice-governador eleito, Tadeu de Souza (Avante), foi o penúltimo a receber o diploma. Por fim, o governador reeleito Wilson Lima (União) foi o último diplomado. 

Familiares e amigos puderam assistir à cerimônia de perto enquanto o protocolo de entrega dos certificados acontecia no púlpito do pleno. 

Representando todos os políticos eleitos, o governador Wilson Lima agradeceu aos mais de um milhão de votos recebidos no pleito deste ano e se emocionou ao citar o apoio da família na campanha. Ele também parabenizou a condução do processo eleitoral pelo presidente do TRE-AM, Jorge Lins.

"Não é para qualquer um fazer o que se faz no Amazonas, principalmente quando se trata de logística. O estado foi célere na entrega das urnas e também na apuração dos resultados", pontuou.

O presidente do TRE-AM, Jorge Lins, foi o último a discursar no evento. Em sua fala, ele parabenizou as candidatas e  candidatos eleitos e também exaltou a lisura do pleito.

"No campo processual, foram autuadas  mais de 2,3 mil ações eleitorais, o que demandou uma multiplicação de esforços de juízes eleitorais no julgamento dos casos, sempre atentos ao dever de garantir a lisura do pleito", disse. 

Estiveram presentes na cerimônia o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante);  a vice-presidente do TRE-AM, Carla Maria Reis; o presidente do TJ-AM, Flávio Pascarelli; a conselheira do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Yara Lins; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Amazonas (OAB-AM), Jean Cleuter; a procuradora regional eleitoral, Catarina Carvalho; dentre outros.

Já entre os políticos diplomados, os únicos ausentes foram o senador reeleito, Omar Aziz (PSD), que foi a Brasília (DF) assistir à posse do presidente eleito, Lula (PT), e o deputado federal reeleito, Capitão Alberto Neto (PL).