O presidente eleito do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva assumiu oficialmente a presidência da República Federativa do Brasil neste domingo, primeiro de janeiro de 2023, em solenidade habitual de posse do chefe do executivo. O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin é o vice-presidente.
O primeiro compromisso de posse foi no Congresso Nacional. Lula e Alckmin foram recebidos pelo senador Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, e por Arthur Lira, presidente da Câmara, onde tomou posse oficialmente.
Embora a solenidade fosse na Câmara dos Deputados, quem presidiu a cerimônia foi Rodrigo Pacheco, uma vez que ele é o presidente das duas casas.
Na mesa da Câmara, estiveram presentes o presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco; o presidente eleito Lula e seu vice Geraldo Alckmin; o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira; presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Rosa Weber; procurador Geral da República Augusto Aras e o primeiro-secretário do Congresso Nacional, deputado Luciano Bivar.
Na solenidade, Pacheco prestou homenagem ao Rei do Futebol, o eterno Pelé, e ao Papa emérito, a santidade Bento XVI. As duas personalidades faleceram em 29 e 31, respectivamente, de dezembro de 2022.
Lula então fez o juramento de cumprir a Constituição, respeitar as leis e promover o bem e a paz a toda a população brasileira. Após ele, o vice Geraldo Alckmin também fez o juramento.
Após o término da sessão de posse, Lula direcionou-se à área externa do Congresso para a revista de tropas, Exército, Marinha e Aeronáutica; o presidente da República é o chefe supremo das Forças Armadas.
Na chegada ao Planalto, Lula recebeu a faixa, ainda na rampa, de uma das representantes do povo, que subiram junto com o presidente.
Uma curiosidade é que, de forma inédita, um cachorro subiu junto com o presidente na rampa do Planalto, trata-se do cachorro da esposa do presidente.
E, por fim, Lula se pronunciou no parlatório, local de tradição onde os presidentes eleitos fazem o discurso oficial ao povo já no poder.
Eleição de Lula
Com mais de 60 milhões de votos, Lula derrotou o ex-presidente e candidato à reeleição, Jair Messias Bolsonaro, em 30 de outubro de 2022, segundo turno das eleições. Assim, Lula entra para a história sendo o único presidente a assumir 3 mandatos.
Bolsonaro, não conformado com a derrota, decidiu não passar a faixa presidencial a Lula e viajou para os Estados Unidos dia 30 de dezembro de 2022.
Mín. 16° Máx. 23°
Mín. 15° Máx. 27°
Parcialmente nubladoMín. 18° Máx. 31°
Parcialmente nublado