O atual governador do Amazonas Wilson Lima se pronunciou, neste domingo (12), em rede social, sobre a morte do ex-governador do estado Amazonino Mendes: "Eu devo muito do que hoje sou ao ex-governador Amazonino Mendes". Wilson Lima ganhou pela primeira vez em 2018, em disputa no segundo turno com Amazonino Mendes.
"Eu devo muito do que hoje sou ao ex-governador Amazonino Mendes. Entrei para a política fazendo críticas e buscando, em grande parte das vezes, sempre ser um contraponto ao que ele e seu grupo político foram e representaram para o nosso Estado. Mas uma coisa é inegável: Amazonino foi um dos maiores líderes políticos da história do Amazonas.
Ele nasceu predestinado a amar essa terra, trazendo o Amazonas no nome e no coração. A imagem do homem alegre, carismático, que abraçava e acolhia, vai ficar pra sempre na memória do povo amazonense. Descanse em paz, Amazonino, e que Deus conforte sua família e todos aqueles que tiveram a honra de conviver contigo.
Decreto luto oficial por 7 dias em todo o Estado do Amazonas em sua homenagem", disse Wilson Lima
Amazonino estava internado desde 25 de dezembro de 2022 no Hospital Sírio Libanês em São Paulo. Seu estado de saúde ia em decadência, o que precisou de permanência na unidade. O ex-governador não resistiu e morreu na madrugada deste domingo 12, aos 83 anos. A família confirmou a morte.
Além do governador Wilson Lima, outros políticos também se pronunciaram como o senador Eduardo Braga, que também já foi governador do estado, o prefeito de Manaus Davi Almeida, o vice Marcos Rotta e outros.
Wilson Lima se tornou governador em 2018, vencendo Amazonino Mendes no segundo turno. Nas eleições de 2022, Amazonino chegou a disputar ao cargo de governador para o 5° mandato, mas sem êxito.
As informações sobre velório e enterro do ex-governador ainda serão divulgadas.