CIDADE Campanha
Aprovados da Polícia Militar e CBMAM encerram campanha de doação de sangue no Hemoam, em Manaus
Os aprovados, que ainda não foram convocados, mostram sua vontade de ajudar o próximo e salvar vidas indiretamente
04/03/2023 16h39 Atualizada há 2 anos
Por: Rodrigo Falcão
Foto: Rodrigo Falcão

Neste sábado, 04/03, os aprovados do concurso da Polícia Militar (PMAM) e do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) de 2021 deram continuidade e finalizaram a campanha de doação de sangue no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), com o objetivo de ganhar visibilidade do governo e mostrar que estão prontos para contribuir com a sociedade, salvando vidas, enquanto ainda não são convocados. A campanha teve início com a presença em massa de soldados e oficiais da PM no último sábado, 25/02. 

Neste sábado, a campanha estava sob a direção da comissão dos aprovados do Corpo de Bombeiros, mas houve a presença de alguns oficiais e soldados. 

A mobilização, que hoje teve início às 8h da manhã, contribuiu para fortalecer o estoque de sangue no Hemoam, que estava crítico nos últimos dias. No último dia 25 de fevereiro, cerca de 100 oficiais e soldados da PM realizaram a doação. 

Jackeline Lima e Stephanie Negrão, membras de comissões da PM e CBM, falaram sobre este momento importante para os aprovados.

 

 

Leia mais: 

Hemoam recebe aprovados da PM e CBM para grande ação de doação de sangue, em Manaus

Aprovados em concurso da PM e CBM realizam corridão em Manaus

 

Foto: Rodrigo Falcão

 

Objetivo

 

Os aprovados da Polícia Militar (PM) e do Corpo de Bombeiros (CBM) têm o objetivo de ganhar visibilidade do governo e mostrar que estão dispostos a salvar vidas diretamente e indiretamente, mesmo ainda não sendo convocados. 

Um dos aprovados na PM, Abraão Melo, falou sobre esse movimento e da importância de haver a nova convocação para todos os aprovados. 

“Por lei, o Amazonas, pela sua imensidão, teria que ter na ativa 15 mil policiais, sendo que o estado tem pouco mais de 7 mil na ativa. Por mais que convoque todos os aprovados ainda não iria suprir a necessidade”, disse Abraão Melo, um dos aprovados na PM. 

E assim como há a necessidade de haver doadores para salvar vidas, há também a necessidade de um aumento no efetivo de policiais militares, para combater a criminalidade no estado. Além, é claro, do Corpo de Bombeiros que tem grande importância. 

A campanha de doação de sangue dos aprovados visa, também, sensibilizar a população manauara da importância de doar sangue, visto que nos últimos dias houve uma queda de porcentagem de bolsas de sangue no Hemoam, o que gerou grande preocupação ao órgão estadual de saúde. 

 

Foto: Rodrigo Falcão

 

Quem pode doar

 

Para doar sangue, o candidato deve ter dormido pelo menos 6 horas, ter se alimentado bem, não ter bebido na noite anterior e estar com a saúde em pleno vigor. Ter entre 16 e 69 anos e pesar no mínimo 50 kg. O candidato passará por uma entrevista para saber se está apto a doar. Cada bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. 

 

Bryan Oliveira. Foto: Rodrigo Falcão
Foto: Rodrigo Falcão