Em menos de 10 dias, sete estados brasileiros decretaram emergência zoossanitária por conta de casos de gripe aviária. Nesta sexta-feira (28), o estado do Rio Grande do Sul oficializou a situação de emergência. O decreto foi publicado e assinado pelo vice-governador e governador em exercício, Gabriel Souza.
Antes do RS, Santa Catarina, Espírito do Santo, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Bahia e Paraná já confirmaram a adoção da medida. O governo catarinense foi o primeiro a adotar a medida, no dia 20 deste mês.
Siga nossas Redes Sociais:
O decreto atende a recomendação feita pelo governo federal para que os estados possam acessar recursos municipais, estaduais ou federais de origem governamental ou privada para combater a disseminação da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade.
A medida tem vigência de até 180 dias contados a partir de hoje, podendo ser prorrogado conforme a evolução da situação epidemiológica do Rio Grande do Sul.
Até o momento o estado gaúcho não possui casos confirmados de IAAP em aves comerciais ou de granja.
O único foco do vírus foi registrado em uma ave silvestre na Estação Ecológica do Taim, localizada entre os municípios de Rio Grande e Santa Vitória do Palmar, no sul do estado, no dia 24 de maio.
Mín. 15° Máx. 28°
Mín. 18° Máx. 31°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 33°
Tempo limpo