No dia 5 de outubro, a Polícia Civil do Amazonas fará a reconstituição do acidente envolvendo um transporte de aplicativo e uma BMW que resultou na morte da jovem Fernanda Rodrigues Pinheiro, de apenas 18 anos, no dia 14 de abril deste ano de 2023.
A reconstituição foi solicitada pela promotora de Justiça Maria Eunice Lopes Bittencourt, com objetivo de apurar a responsabilidade penal do tenente do Exército.
A reprodução simulada vai ser no local do acidente, no cruzamento entre a Rua Ramos Ferreira e Avenida Getúlio Vargas, no Centro Histórico de Manaus.
14 de abril, dia do acidente
Fernanda tinha acabado de chegar a cidade de Manaus, e estava a caminho da casa de uma prima no bairro Aparecida, Zona Sul de Manaus, em um veículo Ford Ka solicitado via aplicativo conduzido por Edney Franklin Silva do Amaral, de 33 anos.
Segundo as investigações, o tenente do Exército Danrlei Ferreira Rozendo, de 28 anos, dirigia uma BMW na Avenida Getúlio Vargas, no sentido bairro/centro, quando avançou o sinal vermelho no cruzamento das avenidas Getúlio Vargas e Ramos Ferreira e atingiu a lateral traseira direita do carro Ford Ka.
Fernanda e Edney, motorista do veículo, foram arremessados para fora do veículo. A jovem morreu na hora e Edney ficou internado na UTI, no Hospital e Pronto Socorro João Lúcio, na Zona Leste de Manaus.
Convocados
Para a reconstituição, a justiça convocou, de forma imprescindível, o motorista do transporte de aplicativo Edney e a testemunha Tatiane Santos, que viu o momento do acidente.
A mulher relatou que quando estava parando o veículo próximo à faixa de pedestre foi ultrapassada pela BMW, “em alta velocidade”. Em seguida, “o condutor do BMW ultrapassou o semáforo vermelho, em ato contínuo colidiu na lateral traseira do lado direito do veículo Ford/Ka de cor preta, que trafegava pela Av. Ramos Ferreira”.
A testemunha disse, ainda, que “com a colisão os dois veículos giraram, o veículo Ford/Ka caiu em cima dos dentes de dragões encostado em um poste e duas pessoas foram sacadas para fora do veículo”.