MUNDO ATENTADO
Israel é atacado por foguetes do Hamas: ao menos 200 pessoas morreram; entenda
"Estamos em guerra", afirmou o premiê israelense, Benjamin Netanyahu, após o ataque surpresa deste sábado (7)
07/10/2023 15h36
Por: Redação Fonte: Texto da CNN
Foto: Divulgação

Israel foi bombardeado por cerca de 2.200 foguetes em um ataque surpresa coordenado pelo grupo militante palestino Hamas neste sábado (7). Ao menos 200 pessoas morreram em território israelense centenas ficaram feridas. Pelo lado palestino, o ministério da Saúde informou mais de 230 mortos com a contraofensiva de Israel.

De acordo com as Forças de Defesa de Israel (FDI), o ataque partiu da Faixa de Gaza. Mais cedo, o comandante militar do Hamas, Muhammad Al-Deif, divulgou uma mensagem gravada anunciando a operação “Tempestade Al-Aqsa”, onde diz que o grupo militante palestino “alvejou as posições inimigas, aeroportos e posições militares [de Israel]” com milhares de foguetes.

Hamas declara guerra contra Israel: “Se você tem uma arma, é hora de usá-la”

Muhammad Al-Deif convocou um levante geral contra Israel em mensagem gravada neste sábado e declarou: “Se você [Israel] tem uma arma, use-a. Esta é a hora de usá-la – saia com caminhões, carros, machados. Hoje começa a melhor e mais honrosa história”.

O chefe do grupo palestino disse que o ataque a Israel foi uma resposta aos ataques às mulheres, à profanação da mesquita de al-Aqsa e ao cerco de Gaza.

Al-Deif apelou aos povos árabes e islâmicos para que viessem à “libertação de al-Aqsa”, a mesquita em Jerusalém.