Quarta, 27 de Novembro de 2024 00:03
9293518178
ESPORTES BANIDO

Ex-presidente da Federação Espanhola é banido do futebol por 3 anos após assédio

Banimento acontece meses depois de episódio no qual jogadora sofreu assédio pelo ex-presidente

30/10/2023 16h28
Por: Redação Fonte: O HOJE.com
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Na manhã desta segunda-feira (30/10), o ex-presidente da Real Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales, foi banido de atividades relacionadas ao futebol por três anos pelo Comitê Disciplinar da Fifa. Banimento acontece meses depois de episódio no qual jogadora sofreu assédio pelo ex-presidente. 

Segundo a Fifa, que comanda o futebol mundial, a punição se deu por violação do artigo 13 do código disciplinar da entidade. “Este caso está relacionado aos eventos que ocorreram durante a final da Copa do Mundo Feminina da FIFA em 20 de agosto de 2023, para a qual o sr. Rubiales havia sido suspenso provisoriamente por um período inicial de 90 dias”, acrescentou a FIFA.

No dia (20/8), durante a cerimônia de entrega de medalhas da Copa do Mundo feminina, pouco depois da vitória da Espanha sobre a Inglaterra, em Sydney, na Austrália. Rubiales beijo na boca da jogadora da seleção Jenni Hermoso sem consentimento, provocando indignação na Espanha e na comunidade internacional. 

Após o acontecido, a jogadora da seleção entrou com processo contra Luis Rubiales. A queixa apresentada era fundamental para que o processo judicial pudesse avançar.  Rubiales já era investigado pela promotoria da Audiência Nacional (ANE) sob suspeita de outro crime de assédio sexual. 

No mês de setembro Rubiales chegou a renunicar ao cargo de presidente e também pediu o afastamento do cargo de vice-presidente da Uefa, União das Federações Europeias de Futebol, após 21 dias do beijo força.

Ainda de acordo com o Comitê Disciplinar da Fifa, Luis Rubiales já foi notificado nesta segunda do banimento. O ex-dirigente poderá apresentar recurso ao Comitê de Apelações da entidade.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.