Nesta terça-feira, 26/12, o prefeito de Manaus David Almeida anunciou durante uma coletiva de imprensa a desinterdição da praia do complexo turístico Ponta Negra para o banho no rio Negro, após a cota do rio superar a marca de 17 metros nos últimos dias e com o ritmo da cheia.
O prefeito enfatizou o cuidado que os pais ou responsáveis devem ter com a crianças, e também o respeito em relação ao horário de banho, que deve ser até às 17h.
“Que a população possa nos ajudar, respeitando a delimitação do banho… o banho vai estar até às 17 horas, as barracas vão continuar até a noite. E a gente pede também que os responsáveis possam estar com as crianças; a gente encontrou algumas crianças na praia sem acompanhamento e nós vamos tomar medidas preventivas para que a gente possa resguardar a população que vem utilizar o espaço da praia da Ponta Negra”, disse o prefeito.
Hoje, a cota, conforme a medição no porto de Manaus, está em 17,94 metros. A praia estava interditada para o banho desde o dia 2 de outubro, em razão da extrema vazante que o Estado e o município de Manaus passam em 2023.
Com a subida do rio Negro em mais de 2 metros desde outubro, a prefeitura libera o uso do balneário para os banhistas, que devem atentar para as normas de segurança e prevenção contra afogamentos, amplamente divulgadas em mídias e nas placas informativas do parque.
A interdição ocorreu devido à proximidade entre o fim do aterro perene da praia e o leito natural do rio, que pode apresentar alterações no terreno, como buracos, desníveis e depressões. Laudo e levantamento solicitados pela prefeitura ao Serviço Geológico do Brasil (SGB) auxiliaram no embasamento técnico, assim como medições do Corpo de Bombeiros do Estado do Amazonas (CBAM).