A Polícia Militar de São Paulo realizou, na última terça-feira (05), a prisão da falsa médica Mirian Estefani Santana Sipriano, 27, após usar o registro do Conselho Regional de Medicina (CRM) de outro profissional e atender mais de 30 pessoas na unidade de enfermagem da UBS de Coroados. Foram os profissionais do local que denunciaram a mulher após observarem ‘comportamentos anormais’ nos atendimentos. A mulher disse à polícia que comprou o registro por R$ 40 reais na internet.
Segundo informações da polícia, os enfermeiros e técnicos notaram falta de conhecimento e conduta duvidosa na criminosa, que estava em seu primeiro dia de trabalho.
Ao GLOBO, o delegado Nilton Marinho, responsável pelas investigações e titular da Delegacia de Coroados, afirmou que Mirian foi contratada por uma empresa terceirizada em Piracicaba, que atua na cidade de Coroados por meio de licitação, e foi escalada para atuar na UBS após uma solicitação da Secretaria de Saúde. Ao ser questionada disse que comprou o CRM pela internet.
“Ela confessou que o CRM não é dela, e que não é formada em medicina”, disse o delegado.
Segundo a autoridade policial, a mulher chegou a dizer que era formada em fonoaudiologia, mas não apresentou nenhum documento. A mulher foi autuada em flagrante por exercício ilegal da medicina, uso de documento falso e falsidade ideológica.