MANAUS - Nesta quarta-feira (05), uma caminhada na Ponta Negra trará a conscientização sobre o combate ao tabagismo, em alusão ao Dia Mundial sem Tabaco, celebrado no dia 31 de maio. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da Prefeitura de Manaus.
A Semsa promove essa ação para conscientizar a população sobre os prejuízos causados pelo consumo do tabaco, que é um dos causadores do câncer do pulmão.
A programação estava prevista para acontecer no dia 31, que é o Dia Mundial sem Tabaco, mas foi adiada em razão do falecimento do ex-deputado Arthur Bisneto.
O evento iniciará às 17h, com concentração no calçadão do complexo turístico da Ponta Negra, na Zona Oeste da capital.
De acordo com a Secretaria, a atividade terá participação de usuários atendidos pelo Ambulatório de Tratamento de Fumantes da Policlínica Djalma Batista e seus familiares.
Além disso, terá a participação de profissionais de saúde da unidade e da população em geral. A assistente social da Semsa, Elizabeth Modernel, falou sobre a expectativa desse evento.
“O objetivo da nossa caminhada é chamar a atenção da sociedade para os malefícios do cigarro, do vício em tabaco, e também apresentar o tratamento que é ofertado gratuitamente pelo SUS nas unidades de saúde da prefeitura”, disse Elizabeth Modernel.
A Semsa informa, também, que atualmente existem 33 unidades distribuídas em todas as zonas distritais de saúde da cidade que contam com o serviço de saúde que prevê cuidado integral a usuários de tabaco e dependentes de nicotina que desejam parar de fumar.