A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou, nesta segunda-feira, 17/6, a formação de aproximadamente 300 apoios escolares que atuarão na rede municipal de ensino. Até quarta-feira, 19/6, os profissionais receberão a capacitação com carga horária de 8 horas.
O objetivo da formação é ampliar o atendimento e o compromisso com os estudantes da educação especial, a partir da prática pedagógica e do desenvolvimento das competências com o apoio escolar na rede municipal de ensino. Nessa atividade, serão abordados assuntos da qualificação profissional, aportes teóricos, práticos e de legislação, na área da prestação de serviços, de forma ampla e de modo singular, para que se apropriem do contexto escolar.
Para a nova apoiadora escolar Adriana Pires, a formação é importante, porque impacta diretamente na qualidade do trabalho que será desenvolvido pelos novos profissionais dentro da sala de aula.
“As minhas expectativas são as melhores possíveis, além de estarmos participando desse processo, iremos poder ajudar muitas crianças no seu desempenho escolar. Além disso, essa formação é válida, para que possamos compreender como funcionam as atividades, as leis e o cotidiano escolar das nossas crianças com deficiência intelectual”, disse Adriana.
Conforme a recomendação dos especialistas, os estudantes recebem a atenção dos apoiadores escolares de forma compartilhada ou exclusiva, para que ocorra o desenvolvimento das capacidades cognitivas no processo de ensino-aprendizagem das crianças e estudantes.
Na oportunidade, a chefe da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), Inez Alcântara, destacou que, durante as atividades de formação, os profissionais recebem todo conhecimento para assegurar um bom desempenho dos alunos com deficiência física em suas atividades escolares.
“Esse evento é mais que especial, é um momento histórico para a educação do nosso município. A formação com os apoios escolares é necessária para que consigam atuar nas atividades com as crianças atípicas. A ação é proativa, porque tem uma gestão com um olhar diferenciado para as questões relacionadas às crianças atípicas e típicas”, mencionou Inez.
A representante do grupo formativo da DDPM, Glória Cristina, frisou que, nesse primeiro momento, os novos profissionais são acolhidos pela Semed para que recebam, de forma geral, todos os conteúdos.
“Nessa formação, estamos levando conteúdo dentro de um aspecto geral, falando um pouco sobre todas as deficiências, apresentando alguns artigos, leis que irão fundamentar o acesso das crianças e estudantes que estão no ambiente escolar”, disse Glória.