A Prefeitura Municipal de Manaus suspendeu, nessa quarta-feira, 20, a vacinação contra a Covid-19 de diversos profissionais que trabalham na área da saúde em Manaus. A decisão da Secretaria Municipal de Saúde foi tomada para que o Governo do Amazonas reorganize a distribuição de doses para os profissionais da rede estadual de Saúde.
A redistribuição, que deve ser feita pelo Governo do Estado em menos de 24 horas, deve seguir alguns critérios de prioridade estabelecidos que são pessoas que estão em grupos de risco, com doenças crônicas e a verificação da faixa etária.
De acordo com informações da secretária de saúde Shádia Fraxe, o governo tem até às 13h desta quinta-feira, 21, para divulgar a lista de redistribuição das vacinas às unidades de saúde estaduais, relacionando cada funcionário que será imunizado dentro dos critérios.
“A Prefeitura de Manaus é a responsável pela execução da campanha de vacinação e, conforme as orientações do prefeito David Almeida, organizou 200 profissionais que compõem 50 equipes de vacinação. No entanto, a definição dos locais e quais profissionais da saúde a serem vacinados em cada unidade da rede estadual é responsabilidade do governo do Estado”, explica Shádia.
A decisão foi tomada em acordo feito em reunião por representantes do Ministério Público do Estado (MPE-AM), Defensoria Pública do Estado (DPE-AM), Ministério Público de Contas (MPC-AM), Ministério Público do Trabalho (MPT-AM), Defensoria Pública da União (DPU-AM), e da Secretaria de Saúde do município (Semsa).
Mín. 18° Máx. 23°
Mín. 16° Máx. 23°
Chuvas esparsasMín. 16° Máx. 24°
Tempo limpo