Sexta, 22 de Novembro de 2024 16:24
9293518178
CIDADE VÍRUS

Síndrome Respiratória Aguda Grave aumenta em períodos chuvosos na capital amazonense

A Síndrome é causada também por outros vírus que podem se propagar durante as chuvas, sendo um grande risco para a população nesse período de Pandemia.

21/01/2021 15h14 Atualizada há 4 anos
Por:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Síndrome Respiratória Aguda Grave aumenta em períodos chuvosos, causando preocupações aos profissionais da saúde devido ao aumento dos casos de Covid-19. A Síndrome é causada também por outros vírus que podem se propagar durante as chuvas, sendo um grande risco para a população nesse período de Pandemia. 

 

Os principais vírus que também causam a síndrome são o Metapneumovírus, Vírus Sincicial Respiratório (VSR), Adenovírus, Influenza A (H1N1) e a Influenza B.A, que têm como sintoma principal a dificuldade de respirar, seguido de febre, se confundindo muitas vezes com a Covid-19, e além desses, outros vírus podem causar doenças mais graves como a Pneumonia.

 

Veja mais:

 

Mais 14 pacientes com Covid-19 são transferidos para outros estados devido ao colapso na Saúde do Amazonas

 

Os cuidados necessários para evitar contrair esses vírus são os mesmos adotados na Pandemia, usando máscara de forma adequada, trocando pelo menos 3 vezes ao dia; utilizando o álcool em gel antes e depois do contato com alguém ou algum objeto; e, o não menos importante, o distanciamento que é fator fundamental para se prevenir de qualquer vírus transmissível. 

 

De acordo com informações da pediatra infectologista da Fundação de Medicina Tropical, Solange Dourado, essa prevenção é fundamental e enfatiza os cuidados que devem ser redobrados com crianças acima de 2 anos, por serem de grupo de risco para esse vírus. 

 

“Os cuidados são os mesmos anunciados para se evitar coronavírus. Não aglomerar em especial em espaços fechados. Atualmente, o uso de máscaras em crianças acima de dois anos. Uso do álcool gel. Não esquecer que estando com o cartão de vacina em dia a criança está mais protegida contra doenças que podem levar a queda da imunidade como sarampo” afirmou Solange.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.