A Síndrome Respiratória Aguda Grave aumenta em períodos chuvosos, causando preocupações aos profissionais da saúde devido ao aumento dos casos de Covid-19. A Síndrome é causada também por outros vírus que podem se propagar durante as chuvas, sendo um grande risco para a população nesse período de Pandemia.
Os principais vírus que também causam a síndrome são o Metapneumovírus, Vírus Sincicial Respiratório (VSR), Adenovírus, Influenza A (H1N1) e a Influenza B.A, que têm como sintoma principal a dificuldade de respirar, seguido de febre, se confundindo muitas vezes com a Covid-19, e além desses, outros vírus podem causar doenças mais graves como a Pneumonia.
Veja mais:
Os cuidados necessários para evitar contrair esses vírus são os mesmos adotados na Pandemia, usando máscara de forma adequada, trocando pelo menos 3 vezes ao dia; utilizando o álcool em gel antes e depois do contato com alguém ou algum objeto; e, o não menos importante, o distanciamento que é fator fundamental para se prevenir de qualquer vírus transmissível.
De acordo com informações da pediatra infectologista da Fundação de Medicina Tropical, Solange Dourado, essa prevenção é fundamental e enfatiza os cuidados que devem ser redobrados com crianças acima de 2 anos, por serem de grupo de risco para esse vírus.
“Os cuidados são os mesmos anunciados para se evitar coronavírus. Não aglomerar em especial em espaços fechados. Atualmente, o uso de máscaras em crianças acima de dois anos. Uso do álcool gel. Não esquecer que estando com o cartão de vacina em dia a criança está mais protegida contra doenças que podem levar a queda da imunidade como sarampo” afirmou Solange.
Mín. 18° Máx. 23°
Mín. 16° Máx. 23°
Chuvas esparsasMín. 16° Máx. 24°
Tempo limpo