O governador do Amazonas Wilson Lima decretou, na tarde deste sábado, 23, isolamento total no estado, restringindo a circulação de pessoas em situação não-essencial. O decreto será válido a partir de segunda-feira, 25 de janeiro, e se estende por 10 dias.
Com o decreto, a população terá que ficar em isolamento de 24 horas, e só poderá sair 1 de cada família para atividades essenciais como supermercados, drogarias, atendimento médico de urgência e outros.
"Isso não significa cercear o direito de ir e vir, o cidadão pode sim sair da sua casa, mas ele só pode sair se houver extrema necessidade. Ele pode sair para ir ao supermercado, pode sair para ir à farmácia, em um caso de urgência e de emergência, pode sair, não há problema em relação a isso", disse. "Mas ele só pode sair se houver essas condições", enfatizou.
Veja abaixo a lista de restrições que o Amazonas terá a partir de segunda-feira:
Supermercados ficam abertos de 6h às 19h, limitado a produtos de alimentação, bebidas, limpeza e higiene pessoal - uma pessoa por família.
Farmácias estão abertas durante 24h.
Serviços de saúde, clínicas de urgência e emergência, atendimento a domicílio e saúde mental.
Clínicas veterinárias.
Feiras, de 4h às 8h
Restaurantes, padarias e bares (com cnae de restaurante) podem funcionar apenas em sistema delivery, de 6h às 22h.
Obras e serviços de engenharia na área de saúde
Produção e transporte de cargas de produtos essenciais à vida, como alimentos, medicamentos e insumos
Transporte de trabalhadores nas atividades permitidas
Indústria funcionará em turnos de 12 horas, com exceção das empresas que atendem o setor de alimentação, de farmácias e de itens para hospitais.
Assista ao vídeo do decreto:
Anúncio do governador Wilson Lima
Veja mais:
Mín. 18° Máx. 23°
Mín. 16° Máx. 23°
Chuvas esparsasMín. 16° Máx. 24°
Tempo limpo