Sexta, 22 de Novembro de 2024 10:54
9293518178
SAÚDE PÓS-TREINO

PÓS- TREINO: O que é importante que você saiba

O Objetivo é recuperar os músculos e o organismo pelo stress após o exercício físico.

29/01/2021 18h41 Atualizada há 4 anos
Por: Fonte: Dr, Mônica Cartonilho (Nutri)
PÓS - TREINO
PÓS - TREINO

PÓS-treino: o que é importante que você saiba.

O Objetivo é  recuperar os músculos e o organismo pelo stress após o exercício físico. O tempo é determinante no sucesso da recuperação, o ideal é até 2 horas após a atividade física. 

Os estudos indicam que após treino de alto rendimento realizado de forma periódica mantém o metabolismo mais acelerado por até 48 horas seguidas. 

Isso é possível devido a um conhecido mecanismo fisiológico chamado efeito EPOC (Excess Post Excersise Oxygen Consumption) que, traduzindo de maneira livre, significa consumo excessivo de oxigênio pós-exercício. Neste período, a perda calórica pode ficar até 15% acima do normal, mesmo quando a pessoa está descansando.

 

Quais alimentos devemos ingerir no pós-treino?

Os nutrientes fundamentais para essa fase são hidratação, proteínas e carboidratos. Não pense que somente as proteínas são benéficas. Elas são peças-chave para a hipertrofia mas é preciso combinar essa proteína com algum carboidrato. Essa combinação aumenta os processos de geração de glicogênio, que irá recuperar rapidamente as reservas perdidas durante o treino e ajudar no processo de recuperação muscular pós-treino. 

 

 

Bons alimentos para estar presentes no seu pó-treino: ovos, frango, queijos, iogurte, batata doce, banana cozida, cará, macaxeira,  abacate, castanhas, etc. Capriche nas combinações. Variedade é um dos segredos do sucesso.

 

O que não fazer no pós-treino?

Comer em excesso para “repor” as energias podendo acarretar no acúmulo de gordura e comprometimento do seu resultado estético. Atenção especial para excesso de carboidrato simples que pode ativar em nosso organismo a vontade de comer mais carboidratos ou doces e açúcares. Outro erro comum é ingerir baixa quantidade de proteínas.  

A proteína após o treino é necessária, mas o consumo dela ao longo do dia, é de igual importância. De nada adianta se alimentar bem no pré e pós treino e não manter a oferta proteica nos outros lanches e refeições. Esteja atento(a)!

Fica sempre o alerta: você precisa consumir as quantidades de acordo com o seu gasto energético, a fim de que atinja os seus objetivos e, para isso, é importante consultar um profissional nutricionista para te ajudar a montar uma rotina alimentar adequada com a sua rotina.

 

 

  POR : Mônica Cartonilho (Nutricionista CRN 6602)

 Especialista em Emagrecimento e performance Esportiva em Manaus

Facebook : /nutri.cartonilho     Instagram : @nutri.cartonilho         FONE : (92) 99221-8265

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.