Domingo, 24 de Novembro de 2024 04:30
9293518178
CIDADE Modernidade

Prazo de emissão de Certidão de Endereço reduz em até 24 horas

A primeira via do documento, emitido Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), é gratuita.

04/02/2021 19h13 Atualizada há 4 anos
Por:
Foto: Divulgação/Implurb
Foto: Divulgação/Implurb

A Prefeitura de Manaus reduziu o tempo de emissão da Certidão de endereço em até 24 horas, a expedição é feita de forma on-line, em razão das medidas de prevenção à pandemia, por meio do pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb). No primeiro mês do ano, foram emitidas 46 certidões, gratuitamente.

A certidão é um documento legal, no qual é oficializado o endereço do imóvel no espaço geográfico do município de Manaus, fazendo a atualização do endereçamento conforme a lei vigente. O documento é necessário para pessoas físicas e jurídicas que precisam comprovar a oficialidade do seu endereço.

Quem precisa da comprovação deve consultar o endereço eletrônico: www.implurb.manaus.am.gov.br, na seção “Lista de Documentos”, o que precisa apresentar para fazer o pedido. Com o requerimento padrão preenchido e com os documentos solicitados, todos digitalizados, o solicitante deve enviar o pedido para o atendimento, usando o e-mail respostaimplurb@outook.com.

“O atendimento em teletrabalho acabou reduzindo alguns procedimentos e fluxos internos, além de evitar que o requerente faça deslocamentos nesse tempo de pandemia. Enviando todos os documentos digitalizados, um técnico recebe o conteúdo, faz a análise e expede a certidão muito mais rapidamente do que no modo presencial.”, destaca o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente.

 

Documentos

Para solicitar o documento, é necessário o requerimento padrão específico da Certidão de Endereço; contrato de compra e venda ou outro documento que comprove a posse do imóvel; croqui de localização (pode ser feito à mão); contrato de locação, quando for imóvel alugado; contrato social, quando se tratar de empresa e documentos que identifiquem a matrícula do IPTU. Os documentos devem ser apresentados originais digitalizados.

Em caso de dúvidas sobre a formalização do processo, o solicitante pode entrar em contato com a Gerência de Mobilidade Urbana (GMU) através do e-mail: gerencia.gmu@gmail.com.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.