MANAUS (AM) – A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema), prendeu na sexta-feira, 12, Alberto Luiz Amaral dos Santos, 47 anos, por matar um cachorro sem raça definida (SRD), conhecido como “vira-lata caramelo”, com três facadas no bairro Lírio do Vale, Zona Oeste de Manaus. O crime ocorreu no dia 7 de junho deste ano.
Vídeo divulgado pela polícia mostra o exato momento do crime. Nas imagens, o cachorro se aproxima de um estabelecimento em busca de comida e, em seguida, é atacado por Alberto com uma faca.
O animal chegou a ser socorrido, mas não resistiu e morreu. Desde o dia do ocorrido, Alberto estava sendo procurado. Ele foi localizado e preso no mesmo bairro onde o crime aconteceu.
A Dema registrou mais de 200 ocorrências de maus-tratos a animais em Manaus entre julho de 2023 e abril deste ano. A delegada Juliana Viga, titular da delegacia, destacou que esses números refletem um aumento significativo na conscientização da população sobre a importância de denunciar esse crime.
“Até o momento, foram encaminhados 80 inquéritos policiais à Justiça e iniciadas, em média, 78 verificações de procedência da informação após os registros. Além disso, cerca de dez termos circunstanciados de ocorrências de maus-tratos a animais são assinados diariamente ao longo dos últimos oito meses“, afirmou a delegada.
De acordo com a autoridade policial, a Lei de Crimes Ambientais aumentou a pena para maus-tratos a cães e gatos. Quem for condenado poderá enfrentar de 2 a 5 anos de reclusão e será proibido de manter a guarda do animal. Caso o crime resulte na morte, a pena pode ser aumentada em até um terço.
“Essa pena foi aumentada em 2020, permitindo a prisão em flagrante sem direito a fiança. Isso incentivou mais denúncias. Os crimes que podem levar à prisão incluem deixar de alimentar o animal, acorrentá-lo, bater, abandonar, torturar e outros atos que configuram maus-tratos”, relatou Juliana Viga.
Denuncie
A PC-AM informa que denúncias podem ser feitas pelos números (92) 3667-7741, disque-denúncia da Dema, ou pelo 181, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM). “A identidade do denunciante será mantida em sigilo”, afirmou a delegada.
O Boletim de Ocorrência (BO) pode ser registrado na delegacia mais próxima; na Delegacia Virtual (Devir), disponível no endereço eletrônico: https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/; ou diretamente na Dema, localizada na Rua Paul Adam, conjunto Shangrilá, bairro Parque 10 de Novembro, zona centro-sul.
Mín. 18° Máx. 25°
Mín. 17° Máx. 18°
Chuvas esparsasMín. 16° Máx. 19°
Chuvas esparsas