Dois policiais militares cometeram abuso de autoridade ao censurar e deter o repórter Carlos Santos, da Ronda do Consumidor, em uma reportagem na loja Tokio Multimarcas em João Pessoa, na Paraíba. A Ronda do Consumidor é um programa de Minas Gerais, conduzido pelo Ben Mendes, que faz mediação em defesa do consumidor no Brasil.
O repórter Carlos Santos chegou à loja Tokio Multimarcas para fazer a mediação em defesa do direito do consumidor Omar, que tinha sido lesado após comprar uma motocicleta que apresentou problemas, e não conseguiu resolver junto com a empresa.
Durante a reportagem, o repórter foi surpreendido com a chegada de uma mulher, que a primeiro momento não se identifica, e pede para que a equipe saia do local, pois se tratava de uma empresa privada.
A partir desse momento, começa a gerar um problema maior, e que leva o repórter Carlos Santos e acionar a polícia militar da Paraíba.
No entanto, ao chegar ao local, os policiais tiveram uma conduta incoerente com os princípios legais e éticos, cometendo censura à imprensa e abuso de autoridade ao deter o repórter Carlos Santos.
Na reportagem, é possível ver que um dos policiais combina com a dona da empresa a fazer uma queixa de perturbação do sossego, para incriminar o repórter. Três viaturas são solicitadas pelos policiais e o repórter é detido.
O Portal Manaus Notícias trouxe aqui toda a reportagem na íntegra, dividida em três partes, com toda a ação criminosa envolvendo os policiais e a empresa. Assista!
REPORTAGEM - PARTE 1:
REPORTAGEM - PARTE 2:
REPORTAGEM - PARTE 3:
A polícia atribuiu ao repórter os inlícitos: "perturbação do trabalho ou do sossego alheio - gritaria ou algazarra, recusa de dados sobre a prórpria identidade e desobediência", o que não se percebe na reportagem.
O Portal Manaus Notícias falou com exclusividade com o repórter Carlos Santos sobre esse episódio da qual foi vítima. Para ele, o episódio pode não manchar toda a corporação, mas espera que a justiça seja feita.
“Toda essa situação que eu sofri aqui na Paraíba é algo que não deve acontecer em lugar algum. Eu estava no exercício da minha função; sofri um abuso de autoridade por parte daquela autoridade policial. Creio que isso não vai manchar a imagem de toda uma corporação, porque eu creio que serão tomadas as medidas cabíveis necessárias”, disse o repórter Carlos Santos.
Carlos ressaltou ainda sobre os delitos que os policiais inventaram no momento do fato:
“Ele inventou lá uma tipificação penal, dizendo que eu estava obstruindo, mas infelizmente nós fomos conduzidos à delegacia, fomos liberados no mesmo dia, os advogados, nossos amigos, estavam, nosso querido Ben Mendes a todo o momento dando todas as estratégias, nos dando essa força naquele momento”, enfatizou.
Ele finaliza ressaltando o apoio de Ben Mendes e que a Paraíba continuará com o apoio da Ronda do Consumidor:
“E o Ben Mendes também, inclusive, após a sua entrevista no Flow, pegou o voo e veio pro nosso estado da Paraíba, nos solidarizar com essa situação, veio dar esse apoio, porque o trabalho tá sólido aqui no nordeste, e nós não iremos parar! Eu creio que, como nós costumamos dizer, nosso jargão, a Paraíba pode dormir tranquila porque a Ronda do Consumidor está na ativa, depois desse episódio, nós continuamos defendendo o código de defesa do consumidor”, finalizou o repórter Carlos Santos.
A redação do Portal Manaus Notícias tentou entrar em contato com o Governo da Paraíba, Secretaria de Segurança Pública da Paraíba e o governador João Azevêdo, através do Instagram, para dar o direito de resposta sobre o fato, mas até o momento da publicação desta matéria não houve retorno.
Ronda do Consumidor
A Ronda do Consumidor é um programa jornalístico de defesa do consumidor de Minas Gerais, produzido e dirigido pelo repórter Ben Mendes, que tem mais de 1,5 milhão de inscritos no Youtube, plataforma em que é exibido o programa.
A princípio, as reportagens eram feitas apenas em Minas Gerais, no entanto, agora o programa alcançou o Brasil, como a Paraíba e estados adjacentes, com o repórter Carlos Santos, e Brasília, com o próprio Ben Mendes.
O Portal Manaus Notícias, na pessoa do diretor-geral, jornalista Rodrigo Falcão, repudia quaisquer atitudes de censura à imprensa, uma vez que a censura é proibida no Brasil, e o abuso de autoridade feito pelos militares da Paraíba. Que a justiça seja feita e que os policiais sejam responsabilizados.
Mín. 18° Máx. 24°
Mín. 15° Máx. 17°
Chuvas esparsasMín. 15° Máx. 19°
Chuvas esparsas