Na manhã desta quinta-feira (11/02), uma miniusina geradora de oxigênio com capacidade de produção de 27 metros cúbicos por hora, foi inaugurada pelo Governo do Amazonas, na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon). O equipamento instalado faz parte de uma doação da campanha SOS AM, formada por grupos da sociedade civil e empresários, com o intuito de somar no atendimento da demanda do insumo na fundação.
Na inauguração estiveram presentes para o desmanche do laço a equipe da FCecon, representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e colaboradores da campanha SOS AM. Segundo o diretor-presidente da fundação, Gerson Mourão, a miniusina será um suporte adicional do insumo para a unidade, que atualmente possui um tanque de oxigênio com capacidade de 9.700 metros cúbicos instalado nas dependências do local.
“Ela tem uma vazão muito boa para dar uma sustentabilidade ao nosso trabalho e segurança. Tanto é verdade que, com a presença dela e o reequilíbrio do oxigênio hoje, dentro do nosso sistema todo do estado, nós estamos voltando a operar nossos pacientes. Então, nós estamos fazendo um teste para ver como ela vai funcionar e provavelmente em dez dias nós já estamos a todo vapor trabalhando dentro da fundação”, explicou Gerson Mourão.
O Secretário Executivo de Assistência da Capital da SES, Jani Kenta Iwata, ressaltou sobre o agravamento dos casos de Covid-19, e disse que o Governo do Amazonas, em parceria com o Governo Federal, adotou um plano estratégico de instalação gradual de mais de 60 miniusinas em todo o estado para dar suporte à atual demanda de oxigênio.
Mín. 18° Máx. 23°
Mín. 16° Máx. 23°
Chuvas esparsasMín. 16° Máx. 24°
Tempo limpo