Segunda, 21 de Abril de 2025 20:20
9293518178
MUNDO CAUSAS

Igreja em luto: Vaticano revela as causas da morte do Papa Francisco

O papa morreu na manhã desta sexta-feira (21) e abalou o mundo

21/04/2025 15h20 Atualizada há 5 horas
Por: Rodrigo Falcão
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Vaticano anunciou que o papa Francisco, 88 anos, morreu de insuficiência cardíaca, seguido de um AVC (Acidente Vascular Cerebral). O sumo pontífice Jorge Mario Bergoglio morreu na manhã desta segunda-feira, 21 de abril, em seu apartamento no Vaticano. 

O papa morreu às  2h35 pelo horário de Brasília, e 7h35 pelo horário local. Veja o anúncio que foi feito pelo Vaticano. 

"Queridos irmãos e irmãs, é com profunda tristeza que devo anunciar a morte de nosso Santo Padre Francisco. Às 7h35 desta manhã, o bispo de Roma, Francisco, voltou para a casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo de verdadeiro discípulo do senhor Jesus, encomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Uno e Trino", declarou Kevin Farrell, Cardeal Carmelengo da Igreja, responsável por comunicar a notícia.

Histórico 

À frente da Igreja Católica por quase 12 anos, Francisco foi o papa número 266. Em 13 de março de 2013, durante o segundo dia do conclave para eleger o substituto de Bento XVI, Bergoglio foi escolhido como o novo líder – inclusive contra a sua própria vontade, segundo ele mesmo admitiu. Relembre a trajetória do pontífice.

Francisco se recuperava de uma pneumonia nos dois pulmões, quadro que o manteve internado por cerca de 40 dias. Há um mês, ele teve alta e estava sob cuidados médicos.

O papa chegou a aparecer publicamente neste domingo (20) de Páscoa para abençoar milhares de pessoas na Praça de São Pedro.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.