Segunda, 25 de Novembro de 2024 08:43
9293518178
AMAZONAS Vacinação

Governador do AM se reúne com representantes da FVS-AM para tratar da campanha de vacinação contra a Covid-19

Objetiva-se ampliar a vacinação nos municípios envolvidos na campanha

18/03/2021 12h44 Atualizada há 4 anos
Por:
FOTOS: Arthur Castro / Secom
FOTOS: Arthur Castro / Secom

Durante esta quarta-feira (17/03), ocorreu por videochamada a reunião com representantes e profissionais envolvidos nos procedimentos de vacinação contra a Covid-19. Por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), Wilson lima falou sobre quais processos devem percorrer para ampliar o número de vacinações, junto com as secretarias municipais do interior do Estado do Amazonas.

Na pauta do encontro, a equipe de Vigilância Epidemiológica da (FVS-AM), abordou temas como a importância da atualização de doses utilizadas pela prefeitura todos os dias. Para aumentar a confiança das pessoas e avaliar o desempenho de cada cidade, a distribuição das doses e aplicações no Amazonas, podem ser obtidas no site da Fundação (www.fvs.am.gov.br), intitulado “Vacinômetro”. O sistema é atualizado diariamente com base nos números repassados pelos municípios.

Siga nossas Redes Sociais: 

Facebook: @portalmanausnoticias

Instagram: @portal_manausnoticias

Algumas propostas foram apresentadas pela FVS-AM aos municípios em como estimular a população para se vacinar por meio de ações educacionais, saúde, mobilização social, por meio do sistema e vacinação a domicílio dentre outras estratégias eficazes para alcançar mais pessoas

Logística: Durante o processo a dificuldade logística era de buscar as vacinas na capital. Segundo a FVS-AM 12 municípios aguardavam a retirada das vacinas. A reunião serviu para encontrar uma solução de como passar as medicações aos municípios.

Diretor presidente da FVS-AM, Cristiano Fernandes complementa ainda que o Amazonas é destaque nacional em relação ao desempenho da vacinação. "Apesar das dificuldades logísticas, o Governo do Estado do Amazonas vem cumprindo seu papel no apoio aos municípios, por meio da Casa Militar", reforçou

Segundo Fernandes, o transporte dessas vacinas segue procedimentos rígidos e, portanto, não diminui a qualidade do imunizante. “O deslocamento para essas localidades mais distantes, dependendo do tipo de viagem, ultrapassa 36 horas, e a recomendação é de tempo máximo estimado em 24h para o traslado das vacinas, por isso, nesse sentido o Estado deve fazer uma força-tarefa”, informou.

 

A secretaria da Casa Militar continuará prestando apoio logístico, as duas aeronaves abrange 30 municípios, dentre eles os municípios de Atalaia do Norte, Guajará, Maraã, Pauini, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga e Urucará que aguardam as vacinas, mas já agendaram a retirada das doses remanescentes para esta quinta-feira (18/03).

 

Vacinação: Na quarta-feira (17/03), o Amazonas recebeu um lote de doses pelo Ministério de Saúde do Instituto Butatãn, de 48.800 mil doses. Nesse lote de produtos o Amazonas registrou 812.820 doses do imunizante.

 

De acordo com dados do raking pelo consórcio veículos, o Amazonas é um dos estados com mais pessoas imunizadas entre os estados e distritos federais brasileiros. Até o momento, 8,57% da população do estado já foram vacinados.

Já foram aplicadas, no Amazonas, 481.423 doses de vacinas, sendo 372.744 de primeira dose e 108.679 de segunda dose, até esta quarta-feira (17/03).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.