Segunda, 25 de Novembro de 2024 08:20
9293518178
AMAZONAS Vacina

Governador do AM assina contrato de compra de 1 milhão de doses da vacina Sputnik V

A vacina imunológica desenvolvida na Rússia chegará ao Amazonas entre Abril e Julho

23/03/2021 12h52 Atualizada há 4 anos
Por:
FOTOS: Diego Peres/Secom
FOTOS: Diego Peres/Secom

O governador Wilson Lima assinou contrato para a compra de um milhão de doses da vacina Sputnik V para o Estado do Amazonas na noite desta segunda-feira (22/03). O imunizante desenvolvido na Rússia, chegará de abril a julho é será adquirido por meio do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal.

“Estamos dando um passo importante para a imunização da população do Amazonas contra a Covid-19. A vacina é a nossa melhor arma contra a doença. Somos o estado que mais vacina e minha equipe e eu, com o apoio do Governo Federal, temos a missão de fazer com que o maior número de pessoas seja imunizado o mais rápido possível”, ressaltou o governador.

Os governadores do Acre, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Tocantins, que formam o consórcio dos governadores, juntamente com Wilson Lima, em uma reunião acertaram a compra da vacina contra a Covid-19.

Siga nossas Redes Sociais:

Facebook: @portalmanausnoticias

Instagram: @portal_manausnoticias

O consórcio de estados vai obter um total de 10 milhões de doses da vacina conveniadas ao Ministério da Saúde (MS) por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Segundo o governador Wilson Lima, o Ministério da Saúde se comprometeu a pagar por essas doses. Se isso acontecer, a (MS) vai repassar a dose para o Programa Nacional de Imunizações (PNI), para que a vacina seja distribuída de maneira uniforme em todos os estados.

Caso o MS não pague a compra do imunizante, o governo estadual vai honrar o compromisso de comprar a vacina no valor de 76 milhões e serão aplicadas na região amazônica.

Mobilização: Após negociações com laboratórios de outros países (incluindo a União Química Farmacêutica Brasileira) sobre as vacinas desenvolvidas na Rússia, consórcios de estados brasileiros assinaram acordo para compra de um milhão de doses da V.

Foram ativadas as seguintes instituições e laboratórios: União Química e Russian Direct Investment Fund ( com foco na aquisição do Sputnik V), AstraZeneca/ Oxford, Pfizer, Sinovac/ BioNtech, Sinopharma, Moderna Therapeutics e Conselho Curador do Instituto Butantan.

Mais doses: O governador recebeu 1.034.620 doses da vacina contra Covid-19 em nove lotes. A última remessa foi recebida neste sábado (20/03), no Estado do Amazonas, com 22,1 milhões de doses do agente imunizante. Dessa forma, é possível finalizar o processo de vacinação da faixa etária de 60 a 64 anos e iniciar a imunização em pacientes com comorbidades menores de 60 anos.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.