Domingo, 24 de Novembro de 2024 04:33
9293518178
CIDADE Violação

CIF multa supermercados que violaram as regras de combate a Covid-19

A CIF comercial ocorre durante a semana, manhãs e tardes

01/04/2021 12h51 Atualizada há 4 anos
Por:
FOTOS: Carlos Soares / SSP-AM
FOTOS: Carlos Soares / SSP-AM

Na tarde desta quarta-feira (31/03), Zona Leste da capital nos bairros São José, Jorge Teixeira, Novo Aleixo e Tancredo Neves, houve denúncias de aglomeração e descumprimento das precauções contra Covid-19. Os agentes da Central Integrada de Fiscalização (CIF)  e visa Manaus avaliaram os supermercados. 

O objetivo dessa ação é orientar as empresas a cumprirem corretamente as regras estabelecidas em decreto governamental, que prevê medidas para evitar a disseminação da Covid-19. Em um dos incidentes, na Avenida Autaz Mirim, próximo a São José, o vitoria supermercado foi autuado pela Agência Municipal de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) por recolhimento e uso indevido de máscara, infringindo decreto governamental.

Na Bola do Produtor próximo ao Jorge Teixeira, o Visa Manaus também notificou a empresa Baratão da Carne por causa do excesso de gente no meio ambiente, e uso impróprio de máscaras. Augusto Júnior, inspetor de saúde da Visa Manaus, responsável pela fiscalização, destacou a importância de apenas uma pessoa de cada família poder fazer compras no supermercado.

“Como é uma época de pagamento de final de mês, nós optamos por trabalhar com os supermercados, que tem um volume aumentado de cliente, nesta época, na zona leste. Estamos com cinquenta por cento de autuação de duas grandes lojas da bola do produtor por excesso de pessoas do grupo familiar e também pelo não uso de máscara por clientes e colaboradores”, disse o fiscal.

O inspetor de saúde da Fundação de Vigilância Saúde (FVS), Roger Pacheco, chamou a atenção dos clientes que não respeitam o distanciamento social. “Nós trabalhamos com a orientação, pois as pessoas não conseguem entender que o uso de máscara é essencial. O álcool em gel, o distanciamento, a quantidade de cinquenta por cento continua valendo”, ressaltou Roger.

O local da fiscalização foi determinado com base nas denúncias ao 190, e no levantamento de investigação das instituições e órgãos.

Na coordenação da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), Política Militar do Amazonas (PMAM), Procon-AM, Fundação de Vigilância Sanitária do Estado do Amazonas (FVS-AM) e Vigilância Sanitária, participaram do CIF desta quarta-feira (31/03), visa Manaus.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.