O governo do estado do Amazonas começou a transferir as doses das vacinas nesta segunda-feira (04/05), envolvendo o décimo primeiro embarque de vacinas para 10 cidades. As vacinas AstraZeneca e CoronaVac, e chegaram à capital na última quinta-feira (01/04), já foram entregues. Até o momento, a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) distribuiu 985.205 doses da vacina e forneceu mais de 587 mil vacinas aos grupos prioritários.
As doses já foram distribuídas para Manaus, São Sebastião Do Uatumã, Rio Preto da Eva, Novo Airão, Manacapuru, Apuí, Santo Antonio Içá, Itapiranga, Manicoré e Tocantins que recebeu a dose restante dos lotes 9, 10 e 11, Itapiranga recebeu a dose restante do lote 11 e o restante retirou a dose esperada dos lotes 10 e 11.
Segundo a enfermeira Josy Dias, do Programa Nacional de Imunizações da FVS, a 11ª remessa de vacinas constitui o segundo esquema para populações prioritárias, como profissionais de saúde e idosos. O novo lote atenderá também alguns profissionais de segurança e resgate.
“Os grupos que vieram para a 11ª remessa é a segunda dose dos profissionais de saúde que tomaram a vacina que chegou na segunda remessa, no caso a AstraZeneca. Também assegura a segunda dose para os idosos entre 60 e 64 anos e para as forças de segurança e salvamento que estão na linha de frente”, explicou Josy.
A FVS vai repassar a dose aos municípios de Tapauá, Canutama, Lábrea e Carauari na terça-feira (04/06), e em seguida partirá da casa dos militares. Outros 12 municípios estão agendados para retirada na sede: Nova Olinda do Norte, Urucará, Silves, Tabatinga, Maués, Benjamin Constant, Codajás, Nhamundá, Barreirinha, Anamã, Santa Isabel do Rio Negro e Manaquiri.
No caso específico de Manaus, as 58.080 doses da vacina CoronaVac disponíveis hoje complementarão o esquema vacinal para 100% das pessoas de 55 a 59 anos com comorbidades e iniciarão a vacinação para pessoas de 45 a 49 anos com comorbidades.
Interior: O ministro da Saúde de Itapiranga, Aurimar Simões, retirou 190 doses da vacina, que é a 11ª remessa da sede da FVS. Ele agradeceu o apoio do governo estadual.
“Está chegando em uma hora muito importante e agradecemos esse apoio do Governo do Estado. Estamos trabalhando forte com a nossa equipe. Temos um apoio muito bom da prefeitura e hoje estamos com dois pacientes internados. Essa quantidade de 190 doses vai garantir essa estabilidade”, explicou.
O representante de Apuí, Valdete Luiz, recebeu as vacinas referentes às remessas 10 e 11. “Essas doses de vacinas têm sido de grande importância nesse momento que a gente está passando de dificuldade. Quanto maior o número de pessoas imunizadas, maior a chance de uma população saudável. Temos recebido rotineiramente essas vacinas e mandado de avião. Ficamos muito satisfeitos com o envio de mais essa quantidade”, enfatizou.
Parte dos dados do Programa Nacional de Imunizações da Fundação de Vigilância Sanitária do Estado do Amazonas (PNI / FVS-AM) apontou que até esta segunda-feira (04/04), foram utilizadas no estado 587.176 doses, sendo a primeira a dose de 445.184 doses e a segunda 141.992 doses. Essas informações constam do diário de vacinação da FVS, disponível no site da FVS-AM no link https://bit.ly/3aTsndS.
Até o momento, segundo o levantamento, as três cidades do estado com as maiores doses da vacina são Manaus (300.492), São Gabriel da Cachoeira (19.570) e Tabatinga (18.481).
Mín. 15° Máx. 28°
Mín. 18° Máx. 31°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 33°
Tempo limpo