Durante o domingo (18), por volta das 8 horas da manhã, um barco com 900 pessoas dentro foi considerado uma atividade recreativa, tendo saído do porto de Manaus com destino a praias de lazer. Na Internet, mesmo durante a pandemia e as advertências por decreto do governo, as pessoas se revoltaram por causa da aglomeração.
A Central Integrada de Fiscalização (CIF) fluvial, impediu a embarcação com a aglomeração pela Agência Reguladora de Serviços Públicos indicados pela (Arsepam). Esse método foi realizado por meio do (CIF) Fluvial, depois de terem recebido uma denúncia sobre a embarcação o que significava que um grande navio sairia da capital com destino à Praia de Tupper por volta das 8h.
São cerca de 450 passageiros na lista obrigatória, que está dentro da faixa permitida pelo decreto nacional 43.650. No entanto, durante a visita de campo, o Agente da Arsepam descobriu que excedeu fisicamente a capacidade máxima permitida em 50%, que é uma das medidas para conter a pandemia Covid-19.
O organizador responsável pelo barco e pela viagem foi transferido para o Primeiro Distrito Integrado de Polícia (DIP), enquanto o agente da Arsepam aplicava infração por superlotação e falta de distanciamento social. A operação contou com o apoio da Fundação de Vigilância Sanitária do Amazonas (FVS-AM), Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), Polícia Ambiental e da Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam).
“Havia muitas pessoas para embarcar, além daquelas que já estavam embarcadas, o que visivelmente excedia o limite permitido, ultrapassando 900 passageiros. Nós acreditamos que, de fato, todos iriam embarcar e fazer o passeio com lotação acima da capacidade total do barco”, informou o diretor-presidente da Arsepam, João Rufino.
“Orientamos, ainda, que as pessoas verifiquem se, de fato, as medidas estão sendo cumpridas, se há todos os cuidados necessários, álcool em gel, aferição de temperatura, uso de máscaras, entre outros. Se perceberem que as medidas sanitárias não estão sendo cumpridas, elas podem nos procurar”, completou Rufino.
Desde janeiro, sob a coordenação da Arsepam, o CIF Fluvial já realizou 2.633 fiscalizações em diversos pontos de embarque de Manaus. Os inspetores da agência fornecem o WhatsApp 24 horas por meio do telefone (92) 98408-1799 para esclarecer dúvidas e receber reclamações sobre serviços de transporte de passageiros e gás natural para rios intermunicipais.
Mín. 18° Máx. 23°
Mín. 16° Máx. 23°
Chuvas esparsasMín. 16° Máx. 24°
Tempo limpo