Sexta, 22 de Novembro de 2024 11:18
9293518178
SAÚDE Imunização

Ministério da saúde começa a priorizar grávidas na vacinação contra a Covid-19

A ação está sendo realizada devido à falta de armazenamento das vacinas e por grávidas e mães terem mais riscos de serem internadas.

28/04/2021 13h39
Por:
Foto divulgação
Foto divulgação

Nesta terça-feira (27/04), a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) Franciele Francinato, divulgou que o Ministério da Saúde vai priorizar grávidas e puérperas (mulheres no período pós-parto) que estarão no grupo prioritário para receber a dose do imunizante contra a Covid-19.

Em audiência para discutir a situação vacinal do país na conferência, a coordenadora disse que a medida foi tomada porque a situação pandêmica no Brasil é preocupante e mulheres grávidas e mães têm maior risco de hospitalização por conta da Covid-19. Ela disse: "As vacinações devem começar a partir do dia 13 de maio".

Segundo a pasta, apesar das mudanças, as gestantes com doenças congênitas devem ser vacinadas primeiro. De acordo com a coordenadora, serão utilizadas as vacinas Coronavac, AstraZeneca e Pfizer. Dessa forma, o primeiro lote de doses da imunização deve chegar amanhã na quinta-feira (29/04), e 1,3 milhão de doses serão distribuídas para a capital.

“Para a aplicação, a vacina pode ficar em temperatura de geladeira, de até 8°, por até cinco dias”, afirmou Franciele.

As doses de imunizantes serão encaminhados para instituições de armazenamento que podem manter em temperatura de -20° durante sete dias.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.