Sexta, 22 de Novembro de 2024 11:27
9293518178
SAÚDE Imunização

Rodrigo Guedes providencia imunização para Pessoas com Deficiência PCD

A solicitação é baseada de acordo com o artigo 2º da Lei Municipal 1177/2007

29/04/2021 22h41 Atualizada há 4 anos
Por:
Foto: Michell Mello
Foto: Michell Mello

O vereador da Câmara Municipal de Manaus, Rodrigo Guedes, enviou à Prefeitura de Manaus uma solicitação para antecipar a imunização de Pessoas com Deficiência (PCD), contra a Covid-19. O Presidente da Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência (COMPCD) na Câmara Municipal de Manaus (CMM), afirmou a importância dessas pessoas PCDS serem vacinadas, pois possuem imunidade baixa podendo contrair a doença e consequentemente evoluir para um estágio crítico. 

Alguns PcDs não têm condições de se prevenir usando máscaras, controlar suas mãos, além de muitas possuírem outras doenças e comorbidades associadas à sua deficiência, razão pela qual propus essa indicação", defendeu o vereador.

O prefeito David Almeida solicitou ao Ministério da Saúde a inclusão de profissionais que trabalham nas ruas como os garis, entregadores de delivery, cobradores e solicitou a inclusão dos PCDs na autorização. 

De acordo com a Política Municipal de Atenção a Pessoas com Deficiência, a lei garante a prevenção e atendimento para os PCDs, como grupo prioritário baseado no artigo 2° da lei Municipal 1177/2007.

A solicitação da inclusão foi aprovada durante a reunião da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no qual thaysa Lippy, Eduardo Assis, Yomara Lins e Rodrigo Guedes ambos vereadores.

"Incluir as PcDs no grupo prioritário no plano de imunização, do Programa Nacional de Imunização, é de suma importância para o atendimento à Política Municipal de Atenção à Pessoa com Deficiência, como medida efetiva de prevenção e combate ao novo coronavírus e o que preconiza a Lei Brasileira de Inclusão e o Estatuto da Pessoa com Deficiência", defendeu.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.