Sexta, 22 de Novembro de 2024 09:39
9293518178
AMAZONAS OXIGÊNIO

Deputado Roberto Cidade propõe instalação de usinas de oxigênio em Envira e Manicoré

A proposta é uma medida para uma possível piora de casos de Covid-19 no Amazonas. O texto foi enviado ao governador.

05/05/2021 12h33 Atualizada há 4 anos
Por: Rodrigo Falcão Fonte: Portal Hoje
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, deputado Roberto Cidade (PV), fez o encaminhamento, ao governador do Amazonas, Wilson Lima, e ao Secretário de Saúde, Marcellus Campelos, de um requerimento solicitando a instalação de usinas de oxigênio para os municípios de Envira e Manicoré. Essa medida do deputado é uma espécie de antecipação, vendo a atual situação do estado.

Siga nossas Redes Sociais: 

Facebook: @portalmanausnoticias

Instagram: @portal_manausnoticias

De acordo com o deputado, essa ação é feita por questões das dificuldades geográficas na chegada do socorro em tempo hábil às duas cidades amazonenses. Por isso, o deputado pede que as providências sejam tomadas, no intuito de salvar vidas.

“Nós vimos o que aconteceu em janeiro com a falta de oxigênio no Amazonas. As cidades do interior precisam estar preparadas para enfrentar a situação, caso tenhamos uma terceira onda no Estado. Em questão de saúde, cada minuto pode levar a salvar ou perder uma vida e é esse último que devemos evitar”, justificou Cidade.

O deputado Roberto Cidade reforça, ainda, no pedido, que em Manicoré, por exemplo, é uma cidade com 55 mil habitantes, e o Hospital Regional Doutor Hamilton Cidade, possui 60 leitos para atender pacientes da cidade, como de cidades vizinhas como Novo Aripuanã, Borba, Nova Olinda e da área rural de Humaitá, gerando 180 atendimentos diários, por isso o deputado acha crucial fazer essas instalações. 

“Considerando que o oxigênio é vital para manter vivos os pacientes internados por Covid-19, a necessidade de instalação de uma usina de oxigênio para suprir as necessidades do hospital deve ser prioridade para o Poder Público”, disse.

Já no município de Envira, com uma distância de 1.208 km da Capital, a cidade dispõe de um hospital com 20 leitos para internação, que demandarão uma quantidade elevada de oxigênio na ocasião de uma possível terceira onda de infecções por Covid-19.

“A dificuldade logística de deslocamento de cilindros de oxigênio ao município de Envira justifica a necessidade de instalação de uma usina de oxigênio naquela cidade, visto que um paciente internado por Covid-19 sobrevive apenas por alguns minutos sem ventilação mecânica”, pontuou o deputado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.