Domingo, 24 de Novembro de 2024 04:00
9293518178
CIDADE Emergência

David Almeida decreta situação de emergência em Manaus

Em virtude da cheia histórica no Rio Negro, o decreto terá duração de 90 dias.

07/05/2021 11h12
Por:
Foto divulgação
Foto divulgação

Nesta quinta-feira (06/05), o prefeito de Manaus, David Almeida, decretou situação de emergência na capital, conforme o decreto nº 5.078/2021, em virtude da cheia do Rio Negro, que está prevista para ser histórica com base nos monitoramentos hidrológicos. O anúncio do decreto foi publicado na edição n° 5,091, do Diário Oficial do Município (DOM), e terá duração de 90 dias. 

 

“Já estamos fazendo várias ações de prevenção, para amenizar o máximo possível o sofrimento dos moradores, tanto da área urbana quanto da área ribeirinha de Manaus, que são atingidos pela cheia. Conforme as informações do monitoramento hidrológico este ano, devemos ter a quinta maior cheia do rio Negro, então vamos nos preparar, para que em meio à pandemia de Covid-19, Manaus não sofra com um fenômeno natural, que ocorre anualmente”, observa David.

 

O prefeito David Almeida, em reunião na última segunda-feira (03/05), com o Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, em Brasília (DF), foi debatido o apoio federal ao município, para da suporte à um total de 8.474 famílias que serão afetadas pela cheia do Rio Negro.

 

Siga nossas Redes Sociais: 

Facebook: @portalmanausnoticias

Instagram: @portal_manausnoticias

 

Durante a manhã desta sexta-feira (07/05), David Almeida, vice-prefeito e o Secretário Municipal de Infraestrutura, Marcos Rotta, e  integrantes do Comitê Especial de Enfrentamento das Cheias Fluviais do Município - estabeleceu nesta quarta-feira, (05/05), para avaliar a situação da região e traçar a estratégia para enfrentar a enchente de 2021. Nesta quinta-feira, 6, a cota para o rio Negro é de 29,30 metros.

 

De acordo com o Decreto nº 5.078/2021, que determina a emergência em Manaus, a Casa Militar está autorizada a tomar as medidas necessárias para mapear os riscos e os impactos da enchente do Rio Negro, incluindo o planejamento, organização, coordenação e controle das medidas a serem tomadas.

 

Além da casa militar, outros órgãos municipais também integrantes do Comitê Especial de Enfrentamento das Cheias Fluviais do Município, para lidar com a enchente e também são responsáveis conjuntamente pelas ações de mapeamento e controle dos impactos da enchente do Rio Negro.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.