Sexta, 22 de Novembro de 2024 10:40
9293518178
SAÚDE Imunização

Prefeitura de Manaus abre cadastro para grávidas e purpúreas serem imunizadas

Por serem do grupo de risco a prefeitura abriu cadastramento para imunização

07/05/2021 13h18 Atualizada há 4 anos
Por:
Divulgação
Divulgação

Após a abertura da Imuniza Manaus para cadastramento de trabalhadores de saúde e deficientes permanentes, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), ampliou e agora mulheres gestantes e puérperas podem fazer o cadastramento no  sistema a partir  desta quinta-feira (06/05),  45 dias após o parto e maiores de 18 anos. A vacina para este grupo prioritário contra Covid-19 deve começar na próxima semana, com gestantes com comorbidades, que aumentam os riscos à saúde durante e após a gravidez.

 

“Como nas etapas anteriores, seguimos a orientação do prefeito David Almeida de antecipar o cadastramento dos públicos a serem atendidos nas fases seguintes da campanha. Essa providência tem garantido organização e segurança tanto no planejamento das novas etapas, quanto no atendimento aos usuários nos postos de vacinação”, explica a titular da Semsa, Shádia Fraxe.

 

Para se inscrever, acesse http://imuniza.manaus.am.gov.br/ e selecione a opção "Cadastro de Cidadão". Após o preenchimento dos seguintes dados pessoais (nome, data de nascimento, cpf  e telefone de contato), a gestante deve informar se está grávida ou no pós-parto no item "categoria" e se tem comorbidade na opção “ grupo".

 

Siga nossas Redes Sociais: 

Facebook: @portalmanausnoticias

Instagram: @portal_manausnoticias

 

Se acordo com o Ministério da Saúde  as gestantes e purpúreas estão no grupo prioritário em virtude dos riscos de hospitalizações e mortes, por este motivo, foi atualizado o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. A Nota Técnica foi emitida no último dia 26 (467/2021-CGPNI), em consequência da Covid-19.

 

O documento afirma que as evidências científicas atuais e os dados epidemiológicos indicam que a gravidez e o puerpério são fatores de risco associados à Covid-19, que levam à hospitalização e à morte, assim como ao parto prematuro e ao aborto.

 

O número de gestantes em Manaus é estimado em 28,4 mil e o de partos em 4,7 mil. Entre elas, 15% representa 4.3 mil pessoas que são classificadas como de "alto risco" e, independentemente da idade, a imunização é prioritária. 

 

A Semsa vai divulgar a data de início da vacinação para essa população até o dia (7), desta sexta-feira. As mulheres que atenderem às condições prioritárias receberão orientações sobre local, horário e documentos necessários para garantir a vaga de atendimento.

 

A vacina que vai ser utilizada nas gestantes e puérperas será a Pfizer/Biontech. Um total de 5 mil doses de imunizantes estão armazenadas na Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), no local climatizado e com baixa temperatura determinadas pelo fabricante.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.