Nesta sexta-feira, 28/5, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), a Prefeitura de Manaus realizou a “Operação Sucata” em bairros da zona Oeste da cidade. A ação teve como resultado a retirada de veículos abandonados em vias públicas que impossibilitavam a fluidez do trânsito.
Siga nossas Redes Sociais:
Facebook: @portalmanausnoticias
Instagram: @portal_manausnoticias
Twitter: @manaus_portal
As retiradas ocorreram em suporte a denúncias recebidas pelo IMMU. Na operação desta sexta, foram escolhidos os bairros Compensa, Redenção, Lírio do Vale, entre outros.
Foi apontado pelo diretor de Operações do Instituto, Stanley Ventilari, que as fiscalizações nas ruas seguem a indicacão do prefeito David Almeida e explicou como a operação é organizada.
“Primeiramente, a gente faz o levantamento das ‘sucatas’ que ficam nas vias obstruindo a passagem dos pedestres ou estacionados em local proibido. A retirada desses veículos tem por objetivo oferecer segurança e mais fluidez ao trânsito. Muitas vezes percebemos que estes veículos podem ser usados como esconderijo de assaltantes ou de entorpecentes. É uma questão de segurança viária e de segurança pública também”, destacou.
O IMMU realizou, também, um trabalho que visou orientar a comunidade através de oficinas na zona Oeste de Manaus. Além disso, os guardas de trânsito conversaram e partilharam panfletos, na Avenida Compensa (bairro Compensa) com informações importantes sobre não deixar os veículos estacionados nas ruas.
Veja mais: Governador Wilson Lima anuncia retorno híbrido das aulas presenciais em Manaus
O trabalho de extração é realizado por agentes de trânsito em etapas. Primeiro, é feito o mapeamento com a localização dos carros abandonados, de acordo com o pedido dos cidadãos via telefone do Plantão do Trânsito, o 0800 092 1188. Os agentes fazem uma lista com a programação de retirada, tentam localizar o proprietário do veículo e dão um prazo para que a sucata seja removida da via. Dois dias depois, voltam aos endereços e guincham os veículos.
Os veículos removidos são levados ao parqueamento da prefeitura no bairro Santa Etelvina, zona Norte. O proprietário interessado em retirar o veículo deverá pagar as despesas da retirada. Além, de pendências como impostos e multas.
Mín. 17° Máx. 22°
Mín. 16° Máx. 23°
Parcialmente nubladoMín. 15° Máx. 25°
Parcialmente nublado