Domingo, 24 de Novembro de 2024 02:15
9293518178
CIDADE Marketing Digital

STORYTELLING: estratégia de venda na internet salva empreendedores durante a crise

Aprenda com o especialista novos métodos de vendas pela internet e salve sua empresa em momentos de crise.

01/07/2021 16h23 Atualizada há 3 anos
Por: Alessandra Vieira
Rafael Freire - Publicitário e Especialista em Vendas
Rafael Freire - Publicitário e Especialista em Vendas

A crise da pandemia, que obrigou muitos empreendedores a fecharem suas portas, impulsionou outros a buscarem novas soluções e uma delas está no Marketing Digital, segmento que está em alta no Brasil e que, mesmo com as recessões oriundas do COVID 19, continuou crescendo, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

Siga nossas Redes Sociais:

Facebook: @portalmanausnoticias

Instagram: @portal_manausnoticias

Twitter: @manaus_portal

Mas antes que o “boom” do marketing digital virasse uma realidade, alguns empreendedores já apostavam nesse mercado. É o caso do publicitário e especialista em vendas online Rafael Freire, que usa o Storytelling como estratégia de venda dentro desse segmento.

 

Mas o que é Storytelling? 

 

Palavra em inglês que quer dizer contar uma história. A arte de contar histórias sempre foi uma característica do ser humano, mesmo antes de existir a linguagem escrita, pois os povos primitivos deixaram histórias contadas através das pinturas rupestres. Contar histórias desperta fascínio porque elas mexem não apenas com a imaginação, mas contribui fortemente com a nossa sobrevivência através das lições e aprendizados do passado e esse método tem dado certo nas estratégias usadas por Rafael garantindo assim bons resultados para seus clientes.

“O grande diferencial do empreendedor não está necessariamente no produto ou serviço que ele vende, mas na história que ele conta e, diferente da publicidade tradicional (que geralmente só mostra um mundo perfeito num curto espaço de tempo), é contextualizando problemas, medos, sonhos, aprendizados e superações que se consegue atrair uma audiência qualificada para saber mais do que se trata e assim emocioná-la através de relatos do próprio empreendedor e até mesmo de seus clientes”, explica o consultor amazonense, que ainda reforça a importância de as empresas investirem um espaço só para esse fim em seus sites. 

A prova de que essa estratégia deu certo durante a crise está nas empresas que se mantiveram firmes seguindo as orientações de Rafael, como é o caso de Pedro Dabela, da empresa Dabela Despachante.

“Eu vim de uma família humilde do município de Maués (AM) tentar a sorte em Manaus. Aprendi a profissão de despachante e hoje gero 20 empregos diretos. Eu entendi que a nova economia é investir em tecnologia e nas plataformas digitais, mas a parte humana continua sendo fundamental. Em uma de nossas campanhas eu me surpreendi como contar apenas uma parte da minha jornada na internet resultou em um saldo positivo, não apenas na nossa imagem institucional, mas também no nosso fluxo de clientes, ainda mais no tempo onde a recomendação era ficar em casa”, esclarece o empresário que agora também faz o papel de digital influencer do próprio negócio junto com seu filho.

Pedro Dabela - Empresário 

 

 

Outra que seguiu as orientações de Freire é a infoprodutora Luciana Farias. Com o objetivo de ajudar assistentes sociais a passarem em concurso público, a empreendedora digital relata que descobriu seu propósito em 2019, quando foi diagnosticada com uma doença autoimune.

“Eu já tinha tomado posse do meu cargo, mas como na época a doença me impediu de andar, eu sentia que eu precisava fazer alguma coisa. Então que eu resolvi criar e organizar a minha metodologia de estudo para, através da internet, ajudar outros assistentes sociais a serem aprovados nos editais. Ao utilizar a minha história em minhas estratégias, consegui não apenas sensibilizar muita gente do Brasil todo que se sentia incapaz, como até mesmo servi de inspiração para muitos que conseguiram a tão sonhada aprovação através do meu método”, relata Luciana.

Luciana Farias - Empreendedora Digital

 

Assim, conclui-se que a crise da pandemia estabeleceu um novo comportamento na forma de empreender e se diferenciar, inclusive no âmbito digital através do storytelling, que se apresenta como um recurso muito pouco explorado, apesar de muito poderoso.

Para quem quiser saber mais sobre o universo digital, Rafael dá mais dicas através do link www.rafaelfreireconsultor.com.br e canal do Youtube “Rafael Freire Consultor” http://bit.ly/tuberafa 

Para entrevista com Rafael Freire, entrar em contato pelo telefone (92) 99102-0503.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.