Os familiares e autoridades norte-americanas realizam, neste sábado, 11 de setembro de 2021, uma cerimônia em homenagem às vítimas do maior atentado terrorista dos Estados Unidos, em Nova York, na manhã de hoje, no Marco Zero, nome dado ao lugar onde ficavam as torres. Neste sábado, a tragédia completa 20 anos, que ficou marcado na vida de milhões de pessoas que perderam seus entes queridos e amigos. Durante a cerimônia, foi realizada uma leitura com o nome de cada pessoa que morreu no atentado. Além disso, parentes e amigos também leem depoimentos, emocionados.
Siga nossas Redes Sociais:
Facebook: @portalmanausnoticias
Instagram: @portal_manausnoticias
Twitter: @manaus_portal
No dia 11 de setembro de 2001, os Estados Unidos da América vivenciaram momentos aterrorizantes com o maior atentado terrorista já acontecido no mundo. Naquela terça-feira, 11 de setembro de 2001, quatro aviões foram sequestrados por membros da rede terrorista Al-Qaeda, cujo objetivo era atacar a maior potência mundial. Dois deles se chocaram contra as Torres Gêmeas do World Trade Center (Centro Comercial do Mundo) em Nova York. Hoje, o local é conhecido como Marco Zero.
Além dos dois aviões que atingiram os dois prédios do World Trade Center, sequestradores da Al-Qaeda arremessaram também um terceiro avião contra o Pentágono, sede do comando do exército americano, na capital Washington DC, o qual também ocorreu um tributo às vítimas neste sábado.
Os ataques continuaram em outros lugares dos EUA, como na Pensilvânia, onde um quarto avião, o voo 93, que tinha como alvo o Capitólio, na capital dos Estados Unidos, foi derrubado em um campo vazio matando 44 passageiros. A vice-presidente Kamala Harris e o ex-presidente George W. Bush também prestaram homenagem às vítimas.
O presidente dos Estados Unidos Joe Biden e a primeira-dama Jill Biden participaram das homenagens, nesta manhã, às vítimas na cidade de Nova York. Por volta das 11h15, partiram para a cerimônia na Pensilvânia.
Várias autoridades do país participaram do evento de homenagem no Marco Zero, como os ex-presidentes americanos Bill Clinton e Barack Obama; as ex-primeiras-damas Hillary Clinton e Michelle Obama; o ex-prefeito de Nova York Michael Bloomberg; a presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi; e o líder da minoria no Senado, Charles Schumer. Já o ex-presidente republicano Donald Trump não participou de nenhuma das três cerimônias realizadas neste sábado (11).
No momento da homenagem, às 8h46, quando um dos aviões atingiu a primeira torre do World Trade Center, naquele ano que marcou a história, os familiares fizeram um minuto de silêncio no Marco Zero. Outros minutos de silêncio ocorreram às 9h03, quando o voo 175 se chocou contra os andares 77 e 85 da Torre Sul e às 10h28, quando a Torre Norte desabou.
Logo após o segundo minuto de silêncio, o cantor Bruce Springsteen se apresentou no local. Além dele, outras apresentações musicais marcam o evento.
Ao todo, 2.977 pessoas de 77 países foram mortas nos ataques de 11 de setembro, além dos 19 sequestradores dos aviões. O ataque marcou a história do mundo, sendo considerado o maior atentado terrorista que já houve. O líder terrorista, Osama Bin Laden, foi encontrado e morto durante uma ação dos agentes norte-americanos, na gestão do ex-presidente Barack Obama.
Mín. 18° Máx. 25°
Mín. 17° Máx. 18°
Chuvas esparsasMín. 16° Máx. 19°
Chuvas esparsas