A estudante da rede pública estadual de ensino do município de Atalaia do Norte, Ana Clara da Silva Nobre, de 13 anos, conquistou a medalha de bronze na competição de luta estilo livre, que ocorreu no domingo (31/10), nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s), no Rio de Janeiro.
Siga nossas Redes Sociais:
Facebook: @portalmanausnoticias
Instagram: @portal_manausnoticias
Twitter: @manaus_portal
Antes de comemorar a vitória do terceiro lugar, na categoria Pesado, Ana Clara, de 13 anos, que faz parte da Escola Estadual Professora Tereza Lemos de Oliveira Santos, fez uma videochamada com a mãe, que estava bastante emocionada. “Ela está muito feliz, chorando muito”, revelou a estudante.
A estudante pratica o esporte há quatro anos, e, após a vitória, ela contou como foi a preparação para os Jogos Escolares, mostrando sua rotina diária de estudos e treinos.
“Acordo sempre às 7h, faço as coisas em casa e vou meio-dia para a escola. Quando volto, só troco de roupa e sigo direto para o treino. É assim diariamente, de segunda-feira a sábado. No domingo, tiro o dia para descansar”, explicou Ana Clara.
Após a conquista, a estudante, muito emocionada, expressou sua felicidade pela conquista. Além disso, expressou sua visão acerca do esporte e disse que luta não apenas para meninos, e sim para meninas também. Clara disse, ainda, que espera servir de exemplo para outras meninas que buscam ingressar na luta.
“Quem diz que luta é coisa de menino, está errado. Nós, meninas, também podemos lutar! Não existe isso de ser uma modalidade masculina, por exigir força. Qualquer menina que quiser estar aqui, pode. Basta treinar e se dedicar”, incentivou.
“Agora, quero voltar à Atalaia do Norte e me dedicar ainda mais à luta. Espero, futuramente, levar muitos títulos e orgulho para o Amazonas”, finalizou Ana Clara.
A estudante, juntamente com 216 alunos da rede estadual de ensino, contam com o apoio do Governo do Amazonas, em parceria com a Federação Amazonense de Desporto Escolar (Fade), para participarem das competições, representando o estado, cujo evento é promovido pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE).
Jogos Escolares Brasileiros
O evento é realizado pela CBDE e tem como objetivo promover a integração social, o exercício da cidadania e a descoberta de novos talentos em todo o território nacional, dando oportunidades dos jovens ingressarem no esporte, por meio da participação dos estudantes-atletas brasileiros em atividades desportivas. Eles seguem até o dia 5 de novembro, no Rio de Janeiro.
São 17 modalidades oficiais. Deste total, nove são seletivas para os Jogos Sul-Americanos Escolares, que serão disputados em Brasília, em dezembro deste ano: atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, vôlei, natação, tênis de mesa e xadrez.
Mín. 18° Máx. 25°
Mín. 17° Máx. 18°
Chuvas esparsasMín. 16° Máx. 19°
Chuvas esparsas