Manaus – A pobreza menstrual é uma realidade de diversas adolescentes e mulheres, em Manaus. Em busca de promover uma mudança na vida delas, o Salão Mais Você e o projeto Ana Por Elas promovem um dia de beleza em troca de absorventes, nesta segunda-feira (22), no Salão Mais Você, localizado na Rua Palmas, 15 – Chapada (Conjunto Tocantins).
Siga nossas Redes Sociais:
Facebook: portalmanausnoticias
Instagram: portal_manausnoticias
Twitter: manaus_noticias
Para participar, a interessada deve reservar a vaga através do telefone (92) 991219124. No ato da reserva, ela vai escolher um dos combos disponíveis e fazer a doação de pacotes de absorventes. Segundo a idealizadora do projeto, Ana Brito, a ideia da campanha é ajudar mulheres em situação de pobreza menstrual “para que possam ter o mínimo de dignidade em seu ciclo”, disse.
Veja também: IFAM oferece cursos para mulheres em estado de vulnerabilidade social
Os absorventes serão doados às pessoas que menstruam e residem nos bairros periféricos de Manaus. Os procedimentos a serem feitos nas clientes durante a campanha serão divididos em combos.
“Para essa campanha, fizemos uma pesquisa de mercado e chegamos à valores acessíveis para quem busca um tratamento perfeito para os cabelos e ainda ajudar mulheres”, explica Ana.
A campanha conta com três combos e funciona da seguinte forma: a cliente escolhe uma opção de tratamento para os cabelos, que pode incluir hidratação e escova, por exemplo.
A cliente pode doar em dinheiro/pix ou em absorventes.
COMBOS
“No dia da campanha, o salão estará atendendo apenas as mulheres que ajudarão na campanha, de forma que procuraremos atender o máximo possível e mantendo a qualidade dos nossos serviços”, explicou Ana.
NÚMEROS
Segundo dados do relatório “Pobreza Menstrual no Brasil: desigualdade e violações de direitos” da Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) lançado este ano (2021), 713 mil meninas vivem sem acesso a banheiro ou chuveiro em seu domicílio e mais de 4 milhões não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas.
A Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu, em 2014, que o direito das mulheres à higiene menstrual é uma questão de saúde pública e de direitos humanos.
Mín. 17° Máx. 22°
Mín. 16° Máx. 23°
Parcialmente nubladoMín. 15° Máx. 25°
Parcialmente nublado