Estêvão Andrade é o garoto músico que teve a grande oportunidade da sua vida: participar do Programa do Gugu após ter seu vídeo viralizado na internet. Aos 12 anos, em abril de 2015, Estêvão recebeu o convite da produção do programa após compor uma música para o prefeito de sua cidade, em protesto contra o transporte escolar. Na época, o seu talento teve uma visibilidade expressiva nas redes sociais, o que chamou a atenção da produção de Gugu. Com a participação, que emocionou a plateia e o Brasil, Estêvão ganhou todos os instrumentos do palco e teve a oportunidade de mostrar o seu talento para o Brasil e o mundo, cantando a música “Entra na Minha Casa” do Regis Danese.
Mas onde está o menino que cantou no palco do Gugu? Será que seguiu carreira musical? Pois bem, antes de responder, vamos voltar ao tempo, quando tudo começou.
Estêvão Andrade da Silva nasceu em quatro de fevereiro de 2003; atualmente está com 18 anos. Aos sete, percebeu que tinha talento para a música e, ainda com essa idade, iniciou sua carreira tocando bateria; logo em seguida, dedicou-se a outros instrumentos como teclado, baixo, guitarra, violão, cavaquinho e também no canto.
Em 4 de abril de 2015, Estêvão resolveu fazer uma música destinada ao prefeito da cidade de Iranduba, onde morava com sua família, protestando contra o transporte escolar. A música foi um sucesso e viralizou na internet, o que chamou a atenção de várias emissoras de televisão locais.
Confira a música
Após toda a repercussão, a produção do Programa do Gugu, na época, na Rede Record, convidou o artista mirim para fazer uma participação a nível nacional. Estêvão logo aceitou e foi direto para São Paulo. Segundo ele, que foi pego de surpresa, demorou para cair a ficha, e só se deu conta da proporção do momento, quando já estava no palco do programa.
“Na hora que a moça falou foi um choque. A repórter falou que a gente já ia ter que viajar no outro dia. Minha mãe nem soube o que fazer na hora, pois tínhamos muitas coisas para cuidar de casa; e pra mim, na verdade, minha ficha nem caiu; a ficha só foi cair mesmo quando eu tava lá já no programa, vendo tudo ali de perto.”, relembrou.
Relembre o Programa
No palco do programa, em 23 de abril de 2015, juntamente com sua família, Estêvão contou sua história e cantou a música do Regis Danese “Entra na minha Casa”, tocando cavaquinho ao lado de Gugu. Estêvão relata que logo no início ficou muito nervoso, mas depois foi passando a medida que o programa foi acontecendo.
“Quando foi no momento da minha participação, quando eu entrei no palco e eu vi ali a plateia, diante do homem, com as câmeras me filmando, eu confesso que me deu um nervosismo sim, no comecinho, logo quando entrei eu tava bem nervoso, mas aí conforme o programa foi passando, a gente foi conversando e eu fui me soltando mais e aí já tava bem já”, afirmou.
Após o programa
Após a participação no programa, Estêvão ficou muito conhecido; voltou para a sua cidade e todos já olhavam para o menino como um artista. Ele conta que sua vida mudou completamente após o programa, o que abriu muitas portas para ele.
“Depois que voltei de São Paulo minha vida mudou completamente. Fiquei muito conhecido na minha cidade, onde até hoje sou reconhecido. O que também abriu muitas portas para mim”, disse.
A primeira grande mudança na vida de Estêvão foi a concretização do seu sonho: gravar o seu primeiro CD com o título “ A Minha História”. Para ele, foi um sonho realizado, pois desejava ser um músico reconhecido. Após a gravação, outras oportunidades foram surgindo para fazer apresentações em diversos eventos em todo o estado do Amazonas.
“Após o programa, tive a oportunidade de realizar um sonho que era gravar o meu 1° CD, fiz diversas apresentações pelo Amazonas inteiro, em shows, diversos eventos, programações evangélicas e etc”, contou.
O jovem sonhador continuou sua carreira musical tocando em igrejas. No ano de 2020, mudou-se para Manaus, com quase 17 anos, para continuar os estudos, finalizando o ensino médio. Passou a fazer parte da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Amazonas (Ieadam), área 73, no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste de Manaus, e continuou tocando e cantando na igreja. Um ano antes, concluiu seu curso de violão no Cláudio Santoro, em Manaus.
“Concluí no ano de 2019 meu curso de violão clássico pelo Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro, curso esse que me foi concedido após a apresentação do programa do Gugu”, disse.
Planos futuros
Atualmente, com 18 anos, Estêvão tem muitos projetos para o futuro. Hoje, é professor de música e pretende continuar exercendo esta profissão. Mudou-se recentemente para o Rio de Janeiro com o intuito de fazer sua faculdade e trabalhar, no entanto, Estêvão enfatiza que quer investir ainda mais na sua carreira musical, ainda mais em um ambiente que é mais propício à valorização artística.
“Vou para o Rio principalmente para estudar, fazer faculdade e trabalhar, mas quero também investir na minha carreira musical, levando em conta que é uma cidade que tem uma valorização artística muito grande. Só peço que Deus me dê sabedoria e me ilumine nessa nova jornada”, disse.
Mín. 17° Máx. 22°
Mín. 16° Máx. 23°
Parcialmente nubladoMín. 15° Máx. 25°
Parcialmente nublado