A modelo e nova Miss Parintins Beatriz Prestes, que venceu o concurso no dia 6 de novembro, falou com exclusividade ao Portal Manaus Notícias sobre sua trajetória, parcerias e esta nova fase da sua vida como a Miss de sua cidade. Acompanhe esta matéria especial e fique por dentro dos bastidores da mulher mais bonita de Parintins.
O sonho de chegar à passarela, de conquistar o público e de receber o título de Miss sempre esteve na vida de Beatriz Prestes; uma linda moça, natural de Parintins, que ao longo de sua vida idealizou detalhes de como seria estar com a Coroa e a Faixa, com o título de garota mais bonita de sua cidade. Após um longo percurso, Bia, como é chamada por todos, foi a grande vencedora do concurso, aos 18 anos, mérito que se deve à sua dedicação, perseverança e humildade.
Siga Beatriz nas Redes Sociais:
Talento
Beatriz Prestes já nasceu com o talento para ser Miss. Desde muito cedo, aos seis anos, acompanhava os desfiles das modelos pela televisão, o que se tornou uma tradição na sua família. Aos 12 anos, Bia foi criando amor pelas passarelas, interessando-se cada vez mais pelo Mundo Miss e tendo a expectativa de um dia poder desfilar e garantir a sua coroa.
“Assistir aos concursos de beleza sempre foi e continua sendo uma tradição em minha família. Acompanho especificamente desde os 06 anos de idade, mas fui criando amor pelas passarelas aos 12 anos. Ficava emocionada quando as candidatas começavam a desfilar, o coração batia forte e, no intervalo, costumava ir ao espelho. Ficava ali por uns minutos e me enxergava como uma futura Miss, sabia que no fundo as borboletas na barriga não eram à toa mas, também via esse sonho de criança muito distante da realidade. Buscava acompanhar ao máximo o Mundo Miss ficando por dentro dos assuntos, aliás, era algo que me interessava desde muito novinha”, relatou.
Bia sempre foi próxima da fotografia, o que lhe ajudou a entender e gostar mais ainda desse universo das modelos. Ela conta que, quando iniciou seu curso, a fotografia a deixou ainda mais curiosa em relação ao trabalho das modelos, como desfiles, roupas e o modo como se apresentam.
“Eu sempre fui próxima da fotografia, principalmente em 2019 quando comecei a estudar Noções de Fotografia no Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro, em Parintins. O curso me deixou curiosa sobre o trabalho das modelos. Me chamou atenção e era algo que eu gostava muito. Todo fotógrafo necessita entender de poses e bastidores das modelos e comecei a estudar sobre como as coisas funcionavam por trás das lentes.”, contou.
Pelas fotos, sorriso e pose, Bia demonstra entender bastante do assunto. Suas aulas de fotografias e todo o ensinamento sobre pose e as diversas técnicas de ângulos proporcionaram a ela um aprendizado único, capaz de despertar ainda mais a modelo que havia dentro dela. Logo, teve a grande oportunidade de sua vida, através de um convite feito por um amigo que já trabalhava na preparação de Miss na cidade. Bia lembra que recebeu o apoio integral de sua família e amigos mais próximos.
“Nesse momento ainda como fotógrafa, em 2019, meu amigo Expedito Calixto- XP preparou a atual Miss Parintins Teen, Camila Rojas, que foi um sucesso e conquistou o título. Em 2020 XP, como é conhecido, me fez a proposta para participar do Miss Parintins Teen. Foi a minha primeira oportunidade, conversei com minha família e alguns amigos, recebi apoio e aceitei o convite. Procurei o Frank Freitas, organizador do concurso, e fiz minha inscrição”, explicou.
Parcerias
Assim que aceitou o convite, Beatriz sabia que teria um longo percurso de trabalho pela frente. Logo depois de inscrita no concurso Teen, Bia fechou parcerias com patrocinadores da cidade, e começou a trabalhar o seu talento. A sua dedicação em ser uma ótima modelo foi imprescindível para conquistar seus parceiros, pois os patrocínios dependiam de sua boa desenvoltura frente às câmeras.
“Depois de inscrita fechei parcerias com algumas lojas em Parintins e logo iniciei meus trabalhos como modelo. Estudei muito para ser de fato uma boa modelo e entregar um bom material. As parcerias dependiam da minha desenvoltura na frente das câmeras, então me dediquei ao máximo”, ressaltou.
Beatriz falou sobre a importância dos estudos para se tornar uma modelo de referência e, assim, poder conquistar seus objetivos. No seu caso, após um longo estudo e dedicação, conseguiu patrocinadores fiéis, o que já foi um grande resultado. Bia sempre se preocupou bastante com as técnicas e a imagem que passaria, pois, segundo ela, as modelos têm a grande responsabilidade de representar um empreendimento.
“As modelos têm a grande responsabilidade em ser a "cara" de um empreendimento. Estudava todos os dias para me destacar e graças aos treinos constantes fui me aperfeiçoando. Cativei parcerias fiéis e sou muito grata por tudo”, enfatizou.
Rotina e Desafios
A rotina de ensaio e estudo foi um momento delicado para Bia. Ela relata que foi difícil lidar com a nova rotina diária, pois exigiu muita dedicação e esforço de sua parte. Ela lembra que sempre foi muito tímida, uma luta que ela travou dentro dela, mas conseguiu vencer:
“No início foi muito difícil saber lidar com a nova rotina porque eu sempre fui muito reservada, tímida, de poucos amigos e tinha alguns problemas com a autoestima”, e continuou: "Quando estava no ensino fundamental algumas pessoas faziam bullying sobre a minha aparência, o que de alguma forma colaborou para um tempo que me isolei e passei a não me aceitar. Estava curtindo quem eu realmente era quando me inscrevi no concurso teen”, relatou.
Após essa luta travada, Beatriz conseguiu vencer a timidez, o medo e todos os pensamentos negativos acerca de si mesma. Sua autoestima foi renovada, e a menina tímida e reservada se tornou a mais bela, com o sorriso que demonstra a alegria do fundo da alma. Ao continuar seu relato, ela explica como é participar do concurso de beleza.
“Participar de concurso de beleza é lutar todos os dias para se sentir bem sempre e não deixar transparecer o que há no coração. Apesar de estudar muito para ser uma modelo local, no início enfrentei a mim mesma, trabalhei duro com a minha autoestima. Tenho escoliose e às vezes não tinha condições de ensaiar por conta das dores e também as sequelas da COVID-19 me limitavam muito, inclusive para a primeira fase do concurso só pude ensaiar passarela na semana do desfile", disse.
Bia fala também sobre os desafios na final do concurso.
Foi um grande desafio, mas consegui superar. Já para a grande final do Miss Parintins, minhas maiores dificuldades foram as condições financeiras para custear meus trajes. Minha mãe investiu no que foi necessário e também quero destacar o Dr. Dênison Bentes, Inês Canto, Ricardo Moraes e um amigo da família anônimo que colaboraram com os custos do meu vestido de gala”, relatou.
Ainda no concurso Miss Teen da cidade, Bia descreve que nem sempre foi bem aceita como favorita. Na verdade, os “nãos” existiram na sua vida; pessoas demonstravam a ela que talvez não fosse capaz de chegar até o fim. Ainda acerca das dificuldades, Bia relata isso como um fato marcante e que a ajudou a vencer.
“Como candidata a Miss Parintins Teen, recebi muitos "nãos" e vi pessoas me acharem incapaz de me destacar. Isso me deixou frustrada pois as modelos têm um trabalho sério como qualquer outro mas que infelizmente não é tão valorizado. Sou prova de que se há oportunidade, há chance de crescimento.”, relatou.
No entanto, existiam pessoas que estavam ao seu lado, encorajando-a e torcendo para que ela realizasse seu grande sonho. Bia fez questão de agradecer às pessoas que fizeram toda a diferença em sua vida no início de sua carreira; lojas Amapola D e Ideal Tecidos, que lhe deram credibilidade e confiança no início, e, em especial, a Loja A Moderninha Parintins, de sua amiga Inês Canto, com a qual Bia tem parceria até hoje, sendo a única no momento.
“Sou muito grata às lojas Amapola D e ao Sr. Glauber Borges, ex gerente da Ideal Tecidos Parintins que me deram abertura para iniciar meus trabalhos. Especialmente à minha grande amiga, Inês Canto, proprietária da Loja A Moderninha Parintins, a parceira fiel que apostou em mim sem pensar duas vezes, fez e continua fazendo parte da minha evolução. A reciprocidade é a chave para uma boa parceria.”, agradeceu.
O Concurso Miss Parintins e Apoio
Beatriz Prestes tinha 17 anos quando iniciou no Miss Teen, em 2020, no entanto, o concurso não teve continuidade por conta da pandemia, e, devido à sua idade, Bia logo passou para o concurso Miss Parintins, já neste ano de 2021, aos 18 anos.
Nesta nova fase, Beatriz continuou ainda mais firme sua rotina de estudos, dedicando-se cada vez mais. Bia lembra que desde quando se anunciou como candidata recebeu muito apoio de sua família e amigos, conquistando também sua torcida.
“Desde que me anunciei como candidata a Miss Parintins, recebi apoio de familiares, amigos, mas também conquistei minha torcida. Grande parte não tinha convívio comigo, mas pude conquistar a cada um através de postagens em minhas redes sociais”.
A primeira fase do concurso, que foi em 29 de maio, foi marcante para a ascensão de Bia. Grande parte de sua torcida chegou através de sua primeira aparição, nos primeiros desfiles da fase inicial do concurso. Admiradores da classe artística também fizeram parte deste grupo de apoio tão amado por Beatriz. Ela diz que se sentiu amada e isso ajudou ainda mais na sua performance como modelo e candidata ao Miss.
“Na primeira fase do concurso, dia 29 de maio, recebi muitos elogios e incentivos de novos admiradores, como por exemplo o Ex Pajé do Boi Bumbá Garantido, André Nascimento. Fiquei extremamente feliz ao ver um item que contribuiu muito com o Festival de Parintins me apoiando e ficando sempre por dentro da minha preparação. Me senti amada pois vi muitas pessoas vibrando por mim. Cada mensagem de carinho enchia meu coração de gratidão e eu sabia que estava no caminho certo”, declarou.
Os melhores momentos da final do concurso
Já na segunda fase, cuja final ocorreu no dia 6 de novembro, Beatriz brilhou na passarela em três momentos. O primeiro foi com o desfile foi de traje indígena, que traz características regionais. Confira no vídeo:
Após o desfile de traje indígena, Beatriz fez o desfile de biquíni, e ela fala como foi vencer a timidez na passarela.
"Gostei de todos mas o de biquíni foi um desfile de superação em relação a minha estética. Acredito que me saí bem nele e superei minhas expectativas".
O desfile final foi com o vestido de gala, uma emocionante apresentação. Beatriz, com um sorriso lindo e um desfile deslumbrante, finalizou sua participação em grande estilo. Assista ao vídeo final.
Beatriz logo falou também sobre o seu sentimento antes, durante e após o evento. Bia enfatiza que em nenhum momento teve pensamentos negativos, pelo contrário, sua positividade foi sempre muito frequente, mesmo em meio a situação que se tornaram desafios para ela. Bia nasceu para vencer e alcançar lugares altos.
“Eu sempre estava no top 3 de alguns jornais locais e era gratificante demais saber disso. No dia do concurso estava muito feliz, acredito que foi perceptível na passarela. Eu estava apenas fazendo o que ensaiava todos os dias com o XP. Então foi muito divertido desfilar e ver minha torcida indo à loucura. Em momento algum durante o desfile fiquei nervosa ou tímida perante ao público. Me sentia pronta e curti muito, afinal eu amo uma passarela e aquela era a minha última oportunidade de mostrar que eu queria vencer, não tinha espaço para outros sentimentos a não ser os positivos.
Bia nunca pensou com veemência na derrota, mas disse ter passado pela sua mente todas as hipóteses, como qualquer pessoa, em qualquer concurso. Mas o segredo de tudo isso é que a menina do sorriso bonito e cativante nunca deixou com que a dúvida e o medo chegasse à sua mente, ao ponto de atrapalhar seu sucesso. Ela sempre teve em mente todas as possibilidades, no entanto, estudou muito para estar preparada para tudo. Bia fala também sobre o mix de sentimentos ao ser chamada para o TOP 3 e, finalmente, o que sentiu no momento do resultado final, a vitória.
“O tempo inteiro trabalhei com a hipótese de eu ser ou não vitoriosa pois era um concurso e somente uma jovem seria coroada Miss Parintins. Mesmo assim estava muito grata e com o sentimento de dever cumprido. Sabia que tinha feito a minha parte e esperei muito o anúncio do top 3. Nesse momento fiquei ansiosa, principalmente quando não vi meu nome sendo anunciado logo de primeira. Quando me chamaram para o top 3 só sentia gratidão no coração. Ao ficar no top 2, passou um filme pela minha cabeça. Todos os momentos de dedicação, disciplina e renúncias foram cruciais para aquele resultado. Lembrei dos dias difíceis em que não me sentia capaz e terminava os ensaios em lágrimas, da correria dos últimos dias antes do desfile, das minhas superações e a todo momento agradecia a Deus por todos que cruzaram meu caminho e me ajudaram a estar ali”.
E continuou…
“Ao ser anunciada a Miss Parintins 2021, um turbilhão de emoções invadiu meu coração e não contive minhas lágrimas. Chorei de emoção e felicidade em finalmente poder viver o dia que tanto sonhava. Me sentia honrada em saber que de fato eu era a Miss Parintins. Minha torcida me aplaudia de pés. Aquele momento foi mágico e está guardado para sempre em minha memória”, relembrou emocionada.
Assista ao momento do anúncio:
1º Lugar: Beatriz Prestes
2º Lugar: Laila Christine
3º Lugar: Kessia Moraes
Após o Miss Parintins; mudanças
Logo após ser a grande vencedora, a nova Miss Parintins Beatriz Prestes, nome muito conhecido e amado pelos parintinenses, teve uma mudança ainda maior. O reconhecimento foi algo marcante para Bia, juntamente com novos admiradores que começaram a prestigiar o seu trabalho.
“O título de Miss Parintins me trouxe mais visibilidade e principalmente o reconhecimento, que tem grande valor pra mim. Pude ver que um grande número de pessoas me conheceram através da passarela e gostaram do resultado, me acolheram muito bem e eu consigo sentir todo esse carinho. Tive contato com algumas pessoas que me homenagearam nas redes sociais, ganhei recebidos de parabenização, outras vieram me visitar e é sempre muito emocionante pra mim”. E completou: “Fico feliz demais quando as pessoas me reconhecem na rua como Miss Parintins e param para me cumprimentar, tirar fotos e conversar brevemente sobre minha vitória”, finalizou.
Os holofotes e Paparazzi também foram marcantes no Pós Miss. Bia já era bastante conhecida e requisitada para dar entrevistas. Após ser a vencedora, passou a ter mais visibilidade na cidade através da imprensa local, onde concedeu entrevistas. Para a nossa satisfação e gratificação, Bia cita que o Portal Manaus Notícias foi o primeiro veículo de fora da cidade a contactar com ela.
“Também tive a honra de dar entrevista para alguns jornais locais e surpreendentemente para o Portal Manaus Notícias, sendo esse o primeiro jornal fora da cidade a entrar em contato comigo. Me sinto ainda mais amada e tenho certeza que estou cercada por pessoas de bom coração e que torcem pelo meu sucesso, isso não tem preço”, enfatizou.
Família
Bia é filha de Elana Prestes, que trabalha como auxiliar administrativo em uma empresa filantrópica, e de Willer Sandro, que é mestre de obras; tem uma irmã que se chama Lana Beatrice Prestes. Após a separação de seus pais, logo na infância, Bia relata que sofreu bastante com a ausência de seu pai. Sua mãe, uma verdadeira guerreira, sempre cuidou dela e de sua irmã. Bia conta que sua mãe sempre supriu com o necessário e a ensinou no caminho certo.
“Como em toda separação de um casal quem mais sofre são os filhos, e comigo não foi diferente. A ausência de meu pai pesou muito em minha infância. Mamãe sempre esteve presente e cuidou de mim e de minha irmã, Lana Beatrice Prestes. Nunca mediu esforços para nos dar o necessário e sempre nos guiou por bons caminhos. Meus avós maternos, Elson e Ana Maria e com carinho minhas tias também construíram significativamente para a minha criação”, disse.
Beatriz fora das passarelas
Bia afirma que é caseira e reservada; é uma menina de poucos amigos e que todos estão em um espaço especial em seu coração. E agradece o apoio:
“Sou uma pessoa bastante caseira e reservada. Tenho poucos amigos mas todos têm um lugar especial no meu coração. Sou grata por todo o apoio que sempre me deram”.
Sobre seu Hobbie, não poderia ser diferente; a Miss adora fotografar e ser fotografada, não é à toa que ela nasceu para brilhar nas passarelas.
“Meu hobbie é fotografar e ser fotografada. Amo admirar a natureza e o pôr do sol, cozinhar e aprender novas receitas, viajar para a área rural, conhecer coisas novas, me considero aventureira. Leio alguns livros, assisto séries e amo ficar por dentro da moda e das passarelas. Também gosto muito de ajudar em projetos sociais, já tive a graça de realizar dois próprios”, disse
Planos futuros e sonhos
Com o título de mulher mais bonita de Parintins, Beatriz Prestes sonha com diversos projetos futuros, cujo plano mais importante é poder ajudar as pessoas. Além disso, Bia fala sobre a faculdade que pretende fazer e também sobre trazer a cultura ainda forte sobre valorização da mulher na cidade.
“Como a atual Miss Parintins, quero usar minha visibilidade para ajudar a quem puder, tenho projetos durante o meu reinado e aproveito para pedir apoio às pessoas de corações generosos para que juntos possamos realizar ações sociais voltadas para a realidade dos nossos conterrâneos. Em Parintins o concurso não é tão valorizado, mas pretendo mudar essa situação da melhor maneira possível. Mediante a isso, pretendo ingressar numa faculdade de Psicologia ou Serviço Social. E quem sabe se tiver oportunidade, participar de outros concursos de beleza para levar a garra da mulher parintinense e amazonense. Futuramente quero me agenciar para seguir careira de modelo e aguardar por trabalhos no ramo da moda”, disse.
Beatriz Prestes destaca os projetos sociais que já participava como o Movimento dos Focolares, fundado por Chiara Lubic, em que cresceu participando e diz "Me identifico muito com os seus princípios, bem como do JPMU (Jovens Por Um Mundo Unido)".
"Participo das ações sociais e reuniões do movimento. Também sou voluntária na Catedral de Nossa Senhora do Carmo, em Parintins. Todas as semanas ajudo na transmissão da Live Streaming e em solenidades com fotografias que vão para a página oficial da Catedral, além de fazer parte da Pastoral Litúrgica", disse.
Agradecimentos
Ao fim desta entrevista, a Miss Parintins Beatriz Prestes faz um agradecimento àqueles que foram fundamentais nesta trajetória de sua vida, desde o pré-concurso até os dias atuais, e os demais que continuam sendo importantes neste momento.
“Como candidata a Miss Teen, conheci pessoas incríveis e fechei parcerias inimagináveis, todas essenciais para que eu chegasse onde estou hoje. Quero destacar primeiramente ao meu amigo, Expedito Calixto- XP. Xp me fez o convite para participar do concurso, assina minhas aulas de passarela, ensaios fotográficos, oratória, exercícios físicos, dicas de alimentação, e através de conversas ajudou minha autoestima, um verdadeiro Coach e sem ele hoje eu não seria Miss.
À Inês Canto, proprietária da Loja A Moderninha Parintins, que além de amiga considero hoje uma segunda mãe. Dona Inês me estendeu as mãos quando eu ainda não tinha experiência como modelo, me confiou o seu empreendimento e me acompanhou de perto. Hoje comparamos fotos antigas e atuais e é muito gratificante me sentir querida por toda a família A Moderninha.
Também agradeço à minha mãe, Elana Prestes, que me apoiou e sonhou junto comigo com o título de Miss Parintins. Mamãe nunca mediu esforços para me dar o necessário e sempre me guiou para que eu tivesse bons valores, prezando sempre a humildade e o caráter. Minha irmã, Lana Prestes me apoiou desde sempre e a toda minha família que me incentivava a nunca desistir do meu grande sonho.
Também devo o meu sucesso ao Ryan Pantoja, Academia Israel Fitness, Salão Hadar, Thais Santos Estética, Studio Fernanda Lemos, André Nascimento, Ótica Parintins e Grupo Dias. E para a final do Miss Parintins ao Dr. Dênison Bentes e Ricardo Moraes".
Bia é a prova viva de que todos os sonhos podem ser realizados. Tudo depende do esforço, da dedicação e da fé em Deus. Com este sorriso lindo, com esse jeito meigo de ser, Bia transborda alegria, contagiando a todos ao seu redor. Bia usa uma frase de incentivo que lhe representa muito bem, como modelo e mulher.
"A beleza agrada aos olhos, mas é a doçura das ações que encanta a alma" Voltaire
Beatriz Prestes - Miss Parintins 2021
Confira uma sessão de fotos da MIss Parintins:
Mín. 18° Máx. 25°
Mín. 17° Máx. 18°
Chuvas esparsasMín. 16° Máx. 19°
Chuvas esparsas